Na última sexta-feira (25) foi comemorado o nascimento do Partido Republicano Brasileiro. Para comemorar a data, membros, incluindo vereadores, vice-prefeitos, deputados, presidentes de diretórios, lideranças do partido de vários municípios baianos se reuniram em Salvador.
Como ponto alto do evento, todos assistiram a palestra do Delegado de Polícia Federal e Coordenador do trabalho de combate a corrupção, Aldo Ribeiro Britto. Durante explanação o especialista destacou que esta pratica ilícita na gestão pública pode ser combatida por meio de programas de capacitação e qualificação sobre o seu papel junto a sociedade. “Muitos políticos aprendem a gerir a cargo público na prática, por não ter formação, conhecimento, as vezes já encontram o sistema errado funcionando e assim o mantém” lamentou.
O delegado, que também é professor em Direito do Estado e Ciências Criminais falou ainda das consequências que o agente público pode responder na esfera jurídica pela comprovação da pratica de corrupção seja ela ativa, passiva ou peculato.
“Os exemplos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia, com o resultado das ações de combate a este crime. O que precisa ser feito agora é um trabalho preventivo por meio dos partidos políticos, formar a base para que se pense qual o dever a ser feito durante o exercício do mandato do político eleito. Hoje vemos aqui uma referência dessa preocupação quando o PRB nos convida para falar desta questão que preocupa nossa sociedade” reconheceu Britto.
Para encerrar, o delegado federal propões que o partido faça um documento de orientação sobre o combate a corrupção para seus membros, em especial, destinados para aqueles que exercem ou almejam pleitear uma vaga aos cargos públicos seja na esfera, municipal, estadual ou federal.
O presidente do partido em Camaçari, Antônio Carlos Bitencourt também esteve presente ao evento, e parabenizou o representante da polícia federal pela explanação e disse que acredita neste trabalho preventivo para o combate à corrupção. “O dinheiro público deve ser tratado à sério. O gestor deve ter o compromisso de saber administrá-los com transparência e respeito a sociedade. Não é regra. É dever! Precisamos dar basta!” clamou.
“O PRB é inovador e está engajado com esta questão. O partido não quer ser melhor ou superior, mas não quer ser igual, essa é a reflexão que gente vai levar nesses 12 anos de PRB na Bahia e no Brasil. Hoje no dia do soldado, seremos sim um soldado no combate a corrupção, não só em Camaçari, no Brasil e em especial na Bahia. Vamos recolher a recomendação do doutor Aldo de criar um documento pontuando o combate à corrupção e repassar para todos os vereadores (as), presidentes (as) das câmaras, prefeitos (as) e vice prefeitos (as) do partido a fim de que possam lembrar e exercer o compromisso firmado hoje nesses 12 anos”, assegurou Tia Eron.