No próximo sábado (16) será realizado pela comunidade de Arembepe, um mutirão de limpeza abrangendo as praias, Aldeia Hippie e Lagoas da localidade. A iniciativa é a primeira de uma série de ações dentro da Campanha “Arembepe Limpa” promovida pelo coletivo de entidades locais, mobilizadas para promoção da prevenção e conservação da limpeza das áreas públicas, em especial, as do ecossistema local, como as Áreas de Proteção Ambiental e Permanente (APA e APP).
A programação acontece no Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, e está prevista para começar às 7h com a concentração na Praça dos Coqueiros, onde acontecerá um café da manhã e distribuição de material de coleta e formação dos grupos dos trabalhos.
“Pela primeira vez, cerca de 20 instituições de Arembepe se reúnem para a realização de uma atividade que é de interesse para a toda a comunidade. Fazem parte do coletivo entidades ambientalistas, Associação de Comerciantes, Associações de Surf, Grupos de Capoeira, Associação de Cavaleiros, União de Blocos, Associações de Moradores, e isto demonstra a urgência e relevância do tema para as pessoas que habitam, trabalham na e em prol da localidade” destacam os organizadores da Campanha, Ana Vitória e Fabiana Franco.
Praia Internacional
Arembepe em tupi-guarani quer dizer “aquilo que nos envolve”. E quem visita a praia da Orla de Camaçari conhecida internacionalmente, difícil é não submergir aos seus encantos, cheiros, cores, sabores e histórias. Da antiga pacata vila dos pescadores a famosa comunidade hippie nos anos 60 e 70, acolhendo nomes famosos internacionais como Mick Jagger e Janes Joplin, Arembepe até hoje continua hospitaleira, sendo orgulho dos nativos e lugar inesquecível para os visitantes.
“Por isso, mesmo para as pessoas que atualmente frequentam menos o local, ações relacionadas ao seu patrimônio cultural e ambiental costumam a tocar a memória afetiva, isso inclui os baianos, pessoas de toda parte do Brasil e estrangeiros. Assim pretende-se mobilizar e engajar não só os moradores, mas também visitantes e saudosos, nesta ação e campanha, como também nas futuras”, destaca Fabiana Franco.
O Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Lagoas é realizado sempre no terceiro sábado de setembro, e é conhecido no mundo inteiro como International Coastal Clean Up (ICC), mobilizando mais de 40 milhões de voluntários, com o objetivo de recolher, analisar e catalogar o lixo. Tornou-se um programa internacional de educação ambiental com mais de 150 países participantes anualmente. O evento é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Redação/Camaçari Alerta