Câmara Municipal avança no processo de reorganização dos documentos públicos

O vereador Júnior Borges (DEM), desde o primeiro dia que assumiu a presidência, tem adotado ações importantes para reordenar o parlamento.

0
Reprodução
Compartilhe:

A Câmara Municipal de Camaçari está protagonizando avanços significativos nos quesito transparência. Recentemente, esta constatação foi corroborada por uma decisão do Ministério Público Estadual (MP-BA), na qual reconhece que a Casa Legislativa está tomando as providências necessárias para promover a devida organização dos seus arquivos oficiais.

Tal posicionamento, por parte do MP-BA, é reflexo do trabalho da atual gestão do Poder Legislativo Municipal. O vereador Júnior Borges (DEM), desde o primeiro dia que assumiu a presidência, tem adotado ações importantes para reordenar o parlamento, implementando intervenções que contemplam desde a parte física do prédio da Câmara, a exemplo do projeto de acessibilidade que pretende executar ainda este ano, até os trâmites administrativos, que estão passando por um completo processo de modernização. “Essas implementações tecnológicas promoverão melhorias em todos os setores da casa”, revelou.

Uma das situações identificadas no início da gestão e que logo se tornou objeto da atenção da presidência foi, justamente, a necessidade de organização dos documentos públicos da Casa. A ausência de critérios funcionais e eficientes para a disposição e acondicionamento dos arquivos no depósito da Câmara chegou a ser sinalizado pelo vereador Jamessom (PSL), que relatou o fato ao MP-BA. Foi a partir desta denúncia que o órgão procedeu com a investigação e constatou os esforços da gestão para regularizar o setor, optando, ao final, pelo arquivamento do caso.

A gestão da Câmara Municipal de Camaçari segue comprometida em proceder com a modernização dos trabalhos parlamentares. No que se refere ao arquivamento das documentações, além da instituição de uma comissão específica para tratar da análise documental, está em andamento um programa de treinamento, direcionado aos servidores do setor, para a alimentação de um bando de dados online que vai garantir a disponibilização de matérias e protocolos diversos dentro do novo sistema de administração do painel eletrônico, o que é considerado um avanço histórico.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui