Centros de diagnóstico e Vacinação ampliam atenção no enfrentamento à Covid-19 no município

0
Compartilhe:

Focado no enfrentamento à pandemia, o prefeito de Camaçari não tem medido esforços para buscar soluções e investir em equipamentos para sanar a propagação e o contagio do coronavírus em Camaçari.  Paralelo as ações de vacinas, unidades de saúde vem sendo adaptadas, reformadas e  instaladas para atender a demanda dos casos.

  

Nesta quarta-feira, o prefeito Elinaldo Araújo, ao lado do secretário da Saúde, Elias Natan, inaugurou o Centro de Vacinação e o Centro de Apoio Diagnóstico Covid que ficam localizados na Rua da Natividade, atrás do antigo Bompreço. O gestor municipal afirmou que Camaçari está preparada para vacinar toda a população. “Estamos prontos para vacinação em massa da nossa população. À medida que forem chegando remessas de vacinas com um quantitativo maior, avançaremos mais e mais para imunizar toda a nossa gente. E estamos prontos também para comprar vacinas, assim que os municípios estiverem autorizados”, garantiu o prefeito.

O Centro de Vacinação conta com 10 salas que se somarão aos demais pontos de vacina contra a Covid em Camaçari. “Além do centro, manteremos os outros pontos na sede e Costa de Camaçari e, se necessário for, instalaremos até outros drive-thrus, como o do estádio municipal, e abriremos outros pontos por toda cidade. Para tanto, precisamos ter vacinas em volume suficiente para tamanha estratégia”, afirma Elias Natan, secretário da Saúde.

No Centro de Apoio e Diagnóstico à Covid, um setor completamente independente do Centro de Vacinação, serão recebidos pacientes sintomáticos encaminhados pelas unidades de saúde. “Primeiro o paciente precisa passar pela triagem médica na unidade de saúde para avaliação dos sintomas. Após essa triagem, ele estando dentro do período sintomático, ele será encaminhado para testagem aqui no Centro”, explica Natan.

No Centro de Apoio Diagnóstico não haverá demanda aberta. “Aqui só iremos receber pessoas encaminhadas pelas unidades de saúde. Pois, é preciso que antes ocorra a triagem médica”, ressalta Tatiane Pires, diretora do Distrito Sanitário Sede.

Inciativa que vem para somar com os equipamentos já existentes que foram destinados para o tratamento da Covid-19 em Camaçari. De acordo com a assessoria da Secretária de Saúde, além dos Centro de Apoio Diagnóstico e Centro de Vacinação inaugurados nesta quarta (31), o município conta com 15 leitos de UTI exclusivos na Santa Helena; 18 leitos clínicos e 07 poltronas no CAPS III; 20 leitos clínicos no Centro intermediário de enfrentamento ao Coronavírus; além de pontos de vacinação e realização de Drive-Thru.

 

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui