As inscrições para exame de DNA seguem até o dia 31 de agosto na 1ª Vara de Família em Camaçari, no Fórum Clemente Mariani, a inciativa faz parte do projeto PAI PRESENTE, e objetiva estimular o reconhecimento de paternidade, ou seja, incluir o nome do suposto pai na certidão de nascimento da pessoas sem esse registro a partir do resultado do exame.
Os exames serão realizados em setembro na sala de coleta do fórum, por uma equipe do laboratório do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia – GACC. De forma gratuita, rápida e segura, a partir da coleta do sangue da criança /adulto, da mãe e do suposto pai, se buscará o resultado do DNA. Para os casos em que o suposto genitor tenha falecido (pós-mortem), deverá comparecer um parente (ascendente ou descendente) dele, para realização ao exame.
Os resultados serão entregues pela Vara de Família, 45 dias após a coleta. “O projeto envolve ainda representantes da Vara de Família, Promotoria de Justiça do Ministério Público, Cartório de Registro Civil, Defensoria Pública, em uma ação multiciplinar objetivando agilidade do processo para o registro da criança/adulto já com o reconhecimento de paternidade” destacou Luciano Carvalho, diretor da secretaria da 1ª Vara de Família em Camaçari.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário abaixo (clique aqui para imprimir) e apresenta-lo anexados os documentos de identificação, comprovante de residência e a certidão de nascimento da criança/adulto. Quem tiver o nome do pai na certidão de nascimento não poderá participar da Campanha.
O formulário devidamente preenchido deve ser entregue 1ª Vara de Família de Camaçari ou através do e-mail: paipresente@tjba.jus.br
MAIS INFORMAÇÕES: 0800 284 2252 OU (71) 3372 5167
Por Carluze Barper/Jornalista