Com objetivo de garantir a segurança dos participantes da tradicional Lavagem de Barra do Pojuca, que tem início neste sábado (11/1), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), realizará intervenções no tráfego da localidade.
A partir das 8h, estarão bloqueadas para circulação as seguintes ruas: Filogônio Gomes de Oliveira, que receberá o cortejo da festa; da Rodagem, onde ficarão estacionados os ônibus das agremiações culturais participantes; e Elísio Neto, via lateral à praça onde se localiza a Igreja de São Francisco de Assis.
Ao longo da Rua Filogônio Gomes de Oliveira, a STT distribuirá sete pontos de bloqueios que serão desmobilizados à medida que os participantes do evento se dispersem. O primeiro deles será no posto de gasolina Menor Preço, na entrada principal da localidade. Os demais bloqueios estarão dispostos nos cruzamentos com as ruas da Mangueira, Ovídio Aranha, 1ª Travessa Filogônio Gomes de Oliveira, da Rodagem, e Elísio Neto.
A Lavagem de Barra do Pojuca, que homenageia São Francisco de Assis, santo católico padroeiro da localidade, marca o início do ciclo de lavagens e festas populares de Camaçari. As festividades começam com a parte sagrada da festa, que inclui o cortejo religioso, a partir das 9h. Com saída da entrada da localidade, a procissão será liderada pela ala das baianas e contará com animação de diversos grupos culturais.
O ciclo de lavagens e festas populares do município é realizado pela Prefeitura, por intermédio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), com apoio de diversas secretarias e órgãos municipais.
Foto/arquivo/ascom/pmc