Os moradores do Gravatá que desejarem descartar, gratuitamente e de forma regular, materiais em desuso acumulados nas residenciais, a exemplo de móveis e eletrodomésticos, além de materiais recicláveis, como plástico, vidro e metais em geral, terão a oportunidade de entregar os itens na quarta-feira (21/8) à equipe do Projeto do Cata Bagulho, realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp).
Esta será a segunda vez, desde o início do projeto, em abril de 2023, que a ação beneficiará a comunidade do bairro. A coleta dos materiais será realizada pelo caminhão personalizado. Para esta edição em especial, de acordo com a Sesp, não será realizada a mobilização prévia que, rotineiramente, acontece às segundas-feiras, por meio da entrega de folhetos e veiculação de carro de som.
A Sesp reforça que o Cata Bagulho não recolhe podas de árvores, entulhos e/ou resto de obras. Materiais, esses, que devem ser dispensados num Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV) mais próximo da residência. O lixo doméstico também não é recolhido pelo Cata Bagulho, serviço realizado pela coleta domiciliar diária, realizada pela empresa Naturalle Resíduos.
O descarte correto de resíduos traz diversos benefícios para o meio ambiente e à sociedade. Entre eles, estão a redução da poluição e do impacto ambiental, a preservação dos recursos naturais por meio da reciclagem, a diminuição dos custos com limpeza urbana e a prevenção de enchentes causadas pelo acúmulo de lixo em locais inadequados.
Em caso de qualquer necessidade, o canal de comunicação Disque Limpeza Urbana está disponível para atendimento ao cidadão, através do aplicativo WhatsApp, e pode ser acionado por meio do número (71) 99951-0191, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, somente por mensagem de texto.
Foto: Arquivo