No primeiro semestre de 2024, a parceria entre a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a So+ma – startup de impacto socioambiental – celebrou o recorde de arrecadação de 60 toneladas (t) de resíduos recicláveis. A iniciativa, que acontece em colaboração com a empresa petroquímica Braskem, visa promover a economia circular no município, reduzindo os impactos sociais e ambientais negativos.
Implementada em Camaçari desde 2021, com um volume, até então, de 30 t por semestre, a iniciativa visa estimular a prática da reciclagem, evitando o descarte inadequado de materiais recicláveis, oferecendo-lhes uma nova utilidade.
Para o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, são 30 mil quilos a mais de resíduos que deixam de ocupar o espaço no aterro sanitário. “E voltam para o ciclo de consumo preservando, acima de tudo, o meio ambiente. Com as atuais 60 toneladas por semestre, até dezembro, quando ocorre um aumento exponencial, em decorrência das festas de fim do ano, essa quantidade pode chegar a mais que o dobro. Ou seja, são mais de 120 toneladas de resíduos que mitigam a sobrecarga do aterro sanitário e contribuem para a preservação do meio ambiente”.
A iniciativa proporciona apoio econômico às pessoas cadastradas no Programa So+ma Vantagens, ao permitir, ainda, que a população reverta seus resíduos em pontos e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para organizações não governamentais (ONG) locais. No segundo semestre foram registradas cerca de 2.300 inscrições, que tem adesão totalmente gratuita e sem taxas de anuidade.
Para recebimento dos resíduos recicláveis o município dispõe de dois contêineres amarelos da Casa So+ma, que servem como pontos de arrecadação. Sendo um localizado na entrada do Centro Comercial de Camaçari (CCC), conhecido popularmente como feira, na sede; e outro na Praça de Guarajuba, situada na Avenida Humaitá, na localidade de Guarajuba, na costa.
Entre os materiais mais entregues, destacam-se papelão e vidro. Em contrapartida, itens como detergente, açúcar e leite estão entre as recompensas mais distribuídas.
Por meio da parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), a Limpec realiza o transporte de todo o material entregue na Casa So+ma. No local, são realizadas a contagem, separação e reciclagem. Em seguida, os resíduos são transformados em dinheiro e alimentam a cadeia da economia circular do município.
O objetivo final da iniciativa é justamente unir vários atores sociais e fazer cumprir o que propõe a Lei Federal n.º 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), gerando impactos sociais e ambientais positivos para Camaçari como um todo, além de alcançar o consumidor final, trazendo a responsabilidade e mudando a consciência da população sobre a importância de reciclar.
Foto: Arquivo