Prefeitura avança na garantia de crédito para aquisição de ônibus elétricos

0
Compartilhe:


Nesta terça-feira (25/7), o gabinete do prefeito Elinaldo Araújo foi palco de uma importante reunião para o futuro da mobilidade urbana de Camaçari. O encontro teve como foco a aprovação do pedido de autorização para contratar uma operação de crédito interno, no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do governo federal, no valor de R$ 95.340 milhões. Este financiamento visa a aquisição dos 30 ônibus elétricos e carregadores, essenciais para a renovação da frota do sistema de transporte público coletivo municipal.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância da medida. “Hoje, avançamos de forma decisiva na transformação do transporte público em nossa cidade. Com a solicitação deste crédito, estamos garantindo recursos para a aquisição de ônibus elétricos que não só modernizarão nossa frota, mas também atenderão às crescentes necessidades da nossa população. Agradeço a Deus e a todos os envolvidos, pelo empenho e dedicação, por mais essa conquista”.

O parecer técnico elaborado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), detalha que o financiamento será proveniente do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), administrado pela Caixa. O processo está em conformidade com a Lei Complementar n.º 101/2000, e as Resoluções do Senado Federal n.os 40 e 43/2001. A operação está seguindo os trâmites necessários e avançará com celeridade para garantir a contratação da nova frota dentro do prazo estabelecido.

Responsável pela elaboração e submissão dos projetos ao Novo PAC Seleções, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, desempenhou um papel essencial na realização desta iniciativa, que incluíam, além da aquisição dos 30 novos ônibus elétricos, outros dois projetos na área de mobilidade urbana, e infraestrutura, que prevê a construção de dois novos terminais de integração – um na sede e outro na costa, em Arembepe.

As ações são coordenados pelo Ministério das Cidades (MCid), dentro do eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, e do sub-eixo “Mobilidade Urbana e Sustentável” seleção Renovação de Frota do setor público, que visam aprimorar, significativamente, os serviços oferecidos aos cidadãos.

A expansão da cidade e o aumento na demanda por transporte público de qualidade justificam a necessidade de renovação da frota. Dessa forma, o investimento em ônibus elétricos trará benefícios, como a geração de empregos diretos e indiretos, redução das emissões de poluentes, a melhoria da mobilidade urbana e o aumento da segurança e eficiência no transporte.

Desta forma, a administração municipal reafirma o compromisso com a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos, garantindo que os investimentos promovam o progresso da cidade e atendam às necessidades dos munícipes.

Foto: Tiago Pacheco

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui