Com foco na arrecadação municipal e zelo na aplicação adequada das finanças públicas destinadas às ações e prioridades, principalmente, no que diz respeito às áreas da educação, saúde, limpeza pública, infraestrutura, esporte e social, bem como no cumprimento da responsabilidade fiscal, a Prefeitura de Camaçari teve mais uma conquista. É que pelo 6º ano consecutivo as contas referentes ao exercício de 2022 foram aprovadas, por unanimidade, o que demonstra que o município coloca o interesse público em primeiro lugar. O julgamento e o parecer favorável, pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Município (TCM) da Bahia, ocorreu nesta quinta-feira (27/6).
Contente com mais uma realização do município, o prefeito Elinaldo Araújo, comemorou a aprovação. “Estou muito orgulhoso. Esse é um trabalho da equipe que se dedica diariamente a fazer o melhor pela nossa população. Nossa gestão sempre prezou por utilizar o dinheiro público com muita responsabilidade e transparência. Foi assim nos anos anteriores, e em 2022 não poderia ser diferente. Estou feliz com esse resultado e a população só tem a ganhar com essa dedicação”, avaliou.
Com a colheita de boas práticas da administração municipal, principalmente no que se refere às redes educacionais e de saúde, o município teve como destaque as ações efetivadas nas respectivas áreas.
Desta forma, a cidade fez o uso de 76,09% dos recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, permitindo que Camaçari ultrapassasse o mínimo exigido de 70%. Também foram executados investimentos das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal.
Na área da saúde, a administração municipal implementou diversas ações para ampliar e melhorar a oferta de serviços, atendendo de forma mais eficiente às necessidades da população. Esse esforço reflete o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar dos cidadãos.
Para o secretário de Governo (Segov), José Gama Neves, a validação pelos órgãos de controle é motivo de muita satisfação para todo o grupo de trabalho que tem se dedicado em transformar a vida das pessoas para melhor. “O reconhecimento pelo TCM é uma prova do compromisso que temos com a gestão responsável e transparente dos recursos públicos. Nossa prioridade sempre foi garantir que cada centavo fosse investido de forma eficiente, proporcionando melhorias reais para a população de Camaçari. Ter essas decisões validadas demonstra ainda mais que estamos no caminho certo”, destacou o gestor.
Foto: Arquivo