A Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), informa que as chuvas devem permanecer nos próximos dias no município, embora a presença do sol também aconteça. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas variam entre 24 e 30 graus Celsius (°C), com umidade entre 60 e 100%, e ventos fracos até domingo (21/4).
De acordo com a previsão, nesta sexta-feira (19) o sol deve aparecer mais, embora à noite o céu fique com muitas nuvens, com a ocorrência de chuva. A umidade máxima será de 90%, a mínima fica em 60%, e a temperatura entre 25 e 30 °C.
A manhã do sábado (20) será marcado pela presença de muitas nuvens e pancadas de chuva. À noite, contudo, pode ser menos chuvosa. A faixa de temperatura sofre pequena alteração na mínima, que passa para 24 °C, e a umidade aumenta um pouco, ficando entre 100 e 60%, entre máxima e mínima, respectivamente.
Já no domingo (21), deve voltar a trovejar. A previsão do Inmet é de muitas nuvens, com pancadas de chuva. A temperatura fica entre os mesmos 24 e 30 °C do dia anterior, com umidade máxima de 100% e a mínima de 70%.
Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, afirma que a equipe do órgão está em alerta e pronto para atender qualquer emergência. “Permanecemos preparados e com todo o efetivo a postos para dar suporte onde for preciso”, afirmou o gestor, recomendando que, em função da probabilidade de alagamento do solo, decorrente das chuvas permanentes durante os últimos dias, as pessoas que moram em lugares de risco devem manter os documentos em locais de fácil acesso, para o caso de evacuação emergencial.
Ele aconselhou, também, que motoristas evitem estacionar veículos embaixo de árvores, circular em ruas alagadas, bem como usar aparelhos celulares a céu aberto, por conta do risco de eventuais descargas elétricas.
A Defesa Civil pode ser acionada 24h por dia, sete dias por semana, pelo tridígito 199, e também pelos números (71) 3622-7799 ou 3622-7755, além dos perfis do órgão nas redes sociais Facebook e Instagram. O Corpo de Bombeiros também pode ser contatado pelo 193.
Foto: Divulgação