Com o intuito de oferecer mais comodidade, eficiência e celeridade no atendimento à população que está com o benefício do Bolsa Família bloqueado, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), reforçou a equipe que atua no setor do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para melhor atender aos munícipes.
A titular da Sedes, Reni Oliveira, destacou que, além do atendimento na sede do CadÚnico, localizado na própria secretaria, o serviço também é ofertado de forma descentralizada nas unidades dos centros de Referência da Assistência Social (Cras), bem como nos núcleos de Assistência Social (NAS). “Esse setor tem uma procura diária significativa. Então, os atendimentos acontecem não só na Sedes, mas nos demais equipamentos, que também é reforçado com as ações do Bolsa Família Itinerante, que acontecem nos bairros para facilitar o acesso dos munícipes ao serviço”, comentou.
Conforme a coordenadora do setor, Iracema Bernardo, no mês de fevereiro, o governo federal bloqueou um número elevado de cadastros no município, o que gerou um volume expressivo de beneficiários em busca de atendimento para solucionar a questão. “Em agosto do ano passado, o governo federal mudou as regras para a concessão do benefício para cadastros unipessoais [referente a uma só pessoa], ou seja, quem atualizou antes teve o benefício bloqueado. Outra grande demanda é de cadastros desatualizados, em que as famílias atualizaram em 2021 e não voltaram para atualizar em 2023. Por isso, têm muitos benefícios bloqueados.”, explicou.
Para atualizar o CadÚnico são necessários documentos, como RG ou outro documento original com foto; CPF; além de comprovante de residência do titular, e de todos que moram na mesma residência. Caso a família tenha filhos menores de idade, é necessário levar a certidão de nascimento.
O CadÚnico é utilizado para obter mais informações sobre famílias de baixa renda, além de ser um requisito para diversos programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Sistema de Isenção de Taxas em Concurso Público (Sistac), Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), entre outros.
Os atendimentos referentes ao CadÚnico acontecem das 7h às 16h, de forma agendada ou por meio de demanda espontânea, e são realizados no prédio onde funciona a Sedes, localizado na Avenida Eixo Urbano Central, n.º 841, em frente a linha férrea.
Foto: Arquivo