A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari concluiu mais um ano com esforços significativos e dedicação à melhoria da segurança e eficiência no trânsito da cidade. No balanço anual, destacam-se conquistas importantes que demonstram o compromisso da autarquia com a comunidade camaçariense.
Durante o ano de 2023, foram alcançados avanços consideráveis, com destaque para a implementação dos sistemas de transporte público municipal, formado pelo transporte coletivo e complementar, o Vai Camaçari, e de bilhetagem eletrônica, o Vai Card.
O Terminal de Integração Rodoviário (TIR), localizado na Rua Delegado Clayton Leão Chaves, no bairro Nova Vitória, foi reativado após passar por obras de requalificação. Importante ferramenta de mobilidade urbana da cidade, a retomada do equipamento faz parte do pacote de ações do Vai Camaçari, e atua com operações direcionadas para atender as linhas dentro da sede, permitindo integrações mais eficientes.
O início da troca das sinaleiras do município, e da instalação de 15 semáforos inteligentes, foi outro avanço promovido pela STT. Com tecnologia de câmeras acopladas aos equipamentos, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar na fluidez e na otimização do tráfego e garantir maior segurança aos condutores e pedestres.
Outras iniciativas notáveis envolveram a expansão da Zona 30 – caracterizada por uma velocidade máxima permitida de 30 quilômetros por hora (km/h) – em áreas escolares, proporcionando um ambiente mais seguro para estudantes e pedestres. Campanhas educativas, focadas na promoção da educação no trânsito, foram conduzidas para criar uma consciência coletiva sobre a importância do respeito às normas.
Destaca-se também, em 2023, o sucesso do primeiro leilão on-line de veículos e sucatas, com mais de 200 lotes ofertados, revelando-se uma prática eficiente na gestão do parque automotivo e na promoção de práticas sustentáveis.
No tocante à inclusão, a reserva de vagas de estacionamento exclusivas para veículos que transportam pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) reflete o compromisso da STT com a acessibilidade. A sinalização de novos locais de estacionamento na sede e na costa garantirá, em breve, uma melhor transitabilidade e inserção da pessoa com deficiência (PcD).
A fim de aprimorar a experiência dos usuários do transporte público, além de proporcionar mais conforto, a STT iniciou a instalação de novos abrigos nas paradas de ônibus. Para tanto, foram adquiridas 200 novas estruturas, das quais 100 são em aço e as outras 100 em eucalipto tratado. A iniciativa reflete o comprometimento da autarquia com a melhoria da infraestrutura urbana, proporcionando uma experiência mais agradável e eficiente para os cidadãos que utilizam o transporte coletivo.
Para melhorar a interação com os cidadãos e facilitar o acesso aos serviços da STT, foi lançado um portal on-line, permitindo que moradores solicitem serviços de forma remota. A ferramenta, além de fornecer informações sobre trânsito e transporte, estabelece um canal direto de comunicação via aplicativo de WhatsApp, por meio do número (71) 99981-0262.
No mês de novembro, a STT reforçou o compromisso com a transparência ao promover uma audiência pública a fim de discutir a concessão do serviço de transporte público coletivo na cidade. Na ocasião, foi apresentada à população a proposta da nova modelagem do serviço. Marcando a dedicação em estabelecer um sistema de transporte público sustentável e eficiente, o Edital de Concorrência Pública n.º 003/2023 foi disponibilizado para consulta no Portal da STT.
Adicionalmente, a STT, por meio da Comissão de Licitação, publicou o aviso de licitação, que marca para 15 de janeiro de 2024 a data para a entrega e abertura dos envelopes com as propostas. O edital, que estabelece as regras para o certame, visando a concessão comum dos serviços de transporte coletivo urbano, está disponível gratuitamente na sede da autarquia e no Portal de Compras.
A concessão da Zona Azul – sistema de estacionamento rotativo pago, instituído para organizar e democratizar o espaço urbano de forma a aumentar a oferta de vagas –, iniciada em setembro, está em fase final, com os recursos provenientes da outorga destinados ao Fundo Municipal de Trânsito e Transporte (FMTT), contribuindo para a sustentabilidade do novo sistema de transporte público no município. As ações estão alinhadas às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei Federal n.º 12.587/2012.
Foto: Arquivo