A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde, reforça a necessidade da população de 18 anos acima concluir o esquema vacinal contra a Covid-19, tomando a vacina bivalente. A medida para prevenção e controle da doença foi uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) realizada por meio da Nota Técnica n.º 83/2023, enviada a todos os estados, diante da identificação de duas novas variantes da enfermidade.
O documento ressalta a recomendação da imunização como reforço para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses. Também podem buscar a dose de reforço pessoas transplantadas, que vivem com HIV, portadoras de doença renal crônica em hemodiálise, além de pacientes oncológicos, que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico.
O secretário da Saúde, Elias Natan, alerta que, “estamos entrando no período de verão, com festas de fim de ano e, logo em seguida, o carnaval. Nesses momentos, há grandes aglomerações em todo o país, resultando num ambiente propício para proliferação de vírus, como o da Covid-19 e as novas variantes. Daí a importância de todos concluírem o esquema vacinal tomando a vacina bivalente que temos disponível em todas as unidades de saúde do município”.
No Brasil e no mundo, o SARS-CoV-2 – vírus da família dos coronavírus – continua circulando e passou a ser um problema de saúde pública contínuo e que precisa de monitoramento constante, uma vez que ainda há o risco do surgimento de novas variantes que podem, a qualquer momento, alterar o cenário epidemiológico da doença. Desta forma, o constante monitoramento e a adoção de medidas de prevenção e controle, para a diminuição da transmissão, são de suma importância para a redução da morbimortalidade da doença.
Elias Natan ainda reforça que, “não podemos vacilar com essa doença, que parou o mundo três anos atrás. Vencemos a batalha uma vez e precisamos continuar vencendo. Pois, todos os anos têm surgido novas variantes. Por isso, conclamo a todos que tomem a vacina bivalente e concluam seu esquema vacinal”, reforçou o titular da pasta, ao informar que a população pode ter acesso aos imunizantes nas unidades de saúde do município.
Foto: Arquivo