A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) marcou presença no 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades, realizado em Salvador, nesta quinta-feira (30/11). O evento, promovido pela Associação Comercial da Bahia (ACB), em parceria com o Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI), reuniu especialistas da área de direito imobiliário e ambiental em uma programação com painéis e palestras. Durante o fórum, a Sedur aprimorou seu conhecimento sobre a relevância do ordenamento das cidades, na construção de uma política que fortaleça as iniciativas de planejamento urbano sustentável.
A gestora da Sedur, Andréa Montenegro, participou do evento, buscando conhecimentos e experiências em temas de Direito das Cidades, com destaque para a sustentabilidade, avançando nas áreas de ordenamento e planejamento urbano. Montenegro ressaltou a importância dos dias atuais para o município. “Enviamos recentemente para a Casa Legislativa o projeto de revisão do PDDU [Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano], uma iniciativa discutida nos quatro cantos da cidade. Ouvir dos convidados que somos referência para a região metropolitana baiana, o estado e até mesmo para o país mostra que estamos no caminho certo”, enfatizou a secretária e presidente da comissão executiva do PDDU.
Os técnicos da Sedur ressaltaram a importância de marcar presença em espaços de construção como este. Agda Silva, diretora urbanística e servidora pública, expressou sua satisfação. “Somos uma secretaria que lida diretamente com a legislação e as questões jurídicas, e estar aqui neste evento, discutindo os direitos das cidades, com foco no plano diretor para orientar o desenvolvimento, e ver que Camaçari é destaque na condução da revisão do PDDU, é gratificante.”
O evento contou com a participação do advogado e doutor Bernardo Romano, membro do consórcio responsável pela revisão do PDDU de Camaçari. Ele abordou a revisão do PDDU de Salvador e da Região Metropolitana, destacando Camaçari como referência e discutindo o Sistema de Áreas de Valor Ambiental (SAVAM) como estratégia ambiental.