A orla e zona rural de Camaçari contam com localidades importantes para o crescimento da cidade. Pensando nisso, o pré-candidato a prefeito Flávio Matos (União Brasil) tem percorrido diversas localidades por todo o município, e dessa vez o povoado conhecido como Boa Esperança, em Barra do Jacuípe, foi a escolhida para a discussão sobre as demandas da cidade, através do programa Movimento da Verdade.
Flávio Matos acredita que incluir a orla nas políticas públicas pensadas pelo governo e aproximar a população do que acontece no âmbito municipal é uma estratégia fundamental para unir toda a cidade e caminhar rumo ao crescimento. “No momento oportuno, se Deus assim quiser e me der força e saúde, e eu for escolhido o candidato, o plano de governo dessa cidade vai ser setorial, cada local vai ter as suas propostas para entrar em nosso plano de governo, a fim de contemplar cada canto dessa cidade”, garantiu Flávio.
Destacar a orla como principal fonte de receita para o município é uma das preocupações de Flávio, que destacou o protagonismo que tem os 42 quilômetros de orla que se estende em Camaçari, riqueza natural que pode dar destaque nacional ao município, gerando emprego e renda para as comunidades locais. “Nosso adversário ficou 12 anos no poder e perdeu muito porque não planejou a cidade para o turismo. A nossa orla perdeu demais porque se acomodou com o bom momento da indústria, que dobrou o orçamento no início dos anos 2000, e aí eles incharam a máquina pública, diminuíram o ritmo de obras e esqueceram de investir na nossa orla, de apostar no turismo, um setor que movimenta bilhões anualmente. Mas o prefeito Elinaldo fez diversas intervenções pra mudar isso, direcionou investimentos importante para a nossa orla, criou programas, projetos, mas ainda temos muito pra fazer”.
A pré-candidata a vereadora da localidade, Sandra Cardoso, agradeceu a presença do pré-candidato Flávio, e falou da importância de discutir as demandas das comunidades da orla, principalmente Boa Esperança, a qual ela representa. “Eu estou aqui para guerrear e lutar por vocês. Não se deixem iludir, tem que apostar no novo. Juntos nós lutamos pela recuperação da BA-529, da extensão de rede para a água chegar em nossa comunidade, e temos que buscar capacitação para disputar melhores oportunidades na região. Eu estou aqui pra lutar por vocês, Sandra sozinha não chega a lugar nenhum”.
Seu José Francisco tem um sítio em Boa Esperança e frequenta o povoado há 17 anos. Ele reclama da dificuldade que tem tido por conta da falta de abastecimento de água na comunidade. “A água é a nossa luta. Eu tenho 17 anos morando aqui e nunca vi uma gota de água cair na torneira”, revelou Seu Francisco.
Em resposta, Flávio Matos lembrou que a sua luta contra os desmandos da atuação da Embasa no município tem sido constante. “A Embasa é uma empresa que massacra demais o nosso povo. O que ela cobra dos cidadãos é um assalto ao povo. Principalmente porque ela não presta um bom serviço, não cai água na torneira das casas. Cobram um absurdo pelo esgotamento sanitário. Eu apresentei um projeto de lei para reduzir o valor de oitenta para quarenta porcento, eles entraram na justiça contra mim e ganharam no STF. Infelizmente é um péssimo serviço, eu sou um crítico ferrenho da Embasa, mas infelizmente não temos uma empresa concorrente e ficamos refém dela”, explicou o presidente do Legislativo.
Outros temas como acesso aos postos de saúde da orla, exames e procedimentos simples também entraram na pauta da reunião. Assim como a prestação do serviço de transporte coletivo, capacitação, educação e esporte para as crianças da localidade.