“Na verdade, o mal súbito não é uma doença, e sim um sintoma de diversos problemas”, ensina o cardiologista Helio Castello, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. “Em resumo, trata-se de uma trata-se de uma perda repentina de consciência”, completa. (Revista veja)
Uma pessoa pode desmaiar em um mal súbito por diferentes razões, dependendo da causa. Em muitos casos, o desmaio ocorre porque há uma queda repentina na pressão arterial, o que pode resultar em uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode acontecer, por exemplo, em casos de arritmias cardíacas ou em situações de estresse intenso.
Outra razão comum para o desmaio em um mal súbito é a falta de oxigênio no cérebro, que pode ocorrer, por exemplo, em casos de parada cardíaca ou de problemas respiratórios. A falta de oxigênio no cérebro pode causar uma perda temporária de consciência.
Também é possível que o desmaio seja causado por outras condições, como convulsões, traumas cranianos ou alterações metabólicas graves.
Em todos os casos, o desmaio é um sinal de que o cérebro não está recebendo a quantidade adequada de oxigênio e nutrientes, o que pode levar a danos cerebrais permanentes ou mesmo à morte se não for tratado rapidamente.
Como socorrer alguém que perde a consciência
O atendimento precisa ser rápido. Se a pessoa não recobra a consciência em poucos segundos, contate os serviços de emergência e reportar os os diferentes sinais para que o atendente ofereça um melhor suporte. O indivíduo parou de respirar? Seu coração está batendo? Veja tudo isso e ligue imediatamente para o Samu.
Recentemente o assunto chamou atenção depois que a fotógrafa Ingryd Alves, a responsável pelo ensaio newborn da Mavie, filha de Neymar Jr e Bruna Biancardi teve a morte provada por um mal súbito na última quinta-feira (26/10).
De acordo com o comunidade feita por familiares a Ingryd ficou cerca de duas horas sob os cuidados médicos, mas não resistiu. Ela tinha 28 anos e deixa marido e três filhos.