Semu realiza programação especial do Outubro Rosa no Horto Florestal

0
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (26/10), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), realizou o Evento Macro da pasta em alusão ao Outubro Rosa – campanha de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama e do colo do útero – no Horto Florestal Linaldo da Silva. Durante todo o evento, foi reforçada a temática através de uma programação toda especial com diversas atividades, entre elas, apresentação teatral, palestras, depoimentos e feira de empreendedorismo.

A secretária da Semu, Fafá de Senhorinho, falou da seriedade do evento, que tem o objetivo de divulgar informações sobre as doenças, no que diz à prevenção e à importância do diagnóstico precoce. “É importante trabalhar com todas as mulheres tudo o que diz respeito ao rastreamento dessas enfermidades. Trouxemos também, mulheres com depoimentos de superação, tudo em busca de contribuir com essa campanha tão importante”, disse. Na ocasião, a designer de unhas, Priscila Estrela Pires, 39 anos, contou um relato emocionante sobre a sua luta contra o câncer.

Com o objetivo de englobar diversas atividades em uma única ação, o Evento Macro da Semu, contou também com a parceria da Secretaria da Saúde (Sesau), que, na oportunidade, ofertou aplicação de vacinas, bem como exames e teste rápido para detecção de doenças, como HIV, sífilis, além de hepatites dos tipos B e C.

O Evento Macro da Semu foi muito elogiado pelas participantes e empreendedoras, que parabenizaram a organização e a iniciativa, aproveitando a oportunidade para divulgar seus trabalhos, destacando o valor do evento. Como foi o caso de Claudiana Araújo Santos, 49 anos, vendedora de laços artesanais e moradora do bairro Verdes Horizontes. “A prevenção é sempre o melhor caminho. A secretaria divulgou, neste evento, de uma forma dinâmica, porém com muita seriedade, tudo que precisamos saber sobre o câncer de mama. Além de nos passar as informações, também tivemos a chance de divulgar nosso trabalho. Que essas ações e esses espaços se tornem cada vez mais frequentes”, declarou.

A administradora e estudante de psicologia, Agnildes Clara Marques Costa, 56 anos, moradora da localidade de Itacimirim, destacou a relevância da campanha e dos depoimentos relatados. “Acredito que o diagnóstico precoce é peça fundamental e aumenta as chances de cura e, com esses depoimentos e ações, temos a consciência da importância de fazer o autoexame. Se toquem, meninas, cuidem da saúde de vocês, pois nossa vida é o nosso bem mais precioso!”, enfatizou.

Foto: Arquivo

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui