31º Cinfancam atrai caravanas, bandas e fanfarras para o estádio de Camaçari

0
Compartilhe:


 
Cerca de 5 mil pessoas, entre espectadores, integrantes de grupos musicais e caravanas marcaram presença no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes para prestigiar a 31ª edição do Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras de Camaçari (Cinfancam), que foi marcado por performances belíssimas, repletas de precisão, musicalidade, originalidade, brilho, graça e, sobretudo, muita animação. Ao todo, 12 bandas e fanfarras participaram da tradicional competição, disputada em seis categorias. O evento reuniu grupos oriundos de cidades da região metropolitana e do interior da Bahia.
 
O 31º Cinfancam é organizado pela Associação Cultural Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), anfitriã do evento, e promovido pela Associação de Fanfarras e Bandas do Estado da Bahia (Afab-Ba), com o apoio da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF). O concurso conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Camaçari, por intermédio das secretarias de Governo (Segov) e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).


Dando boas-vindas às equipes visitantes e da casa, além de parabenizar os organizadores, do que chamou de “grande evento”, o vice-prefeito José Tude, que na oportunidade, representou o prefeito Elinaldo Araújo, comentou que, “estar aqui é uma grande emoção, pois há 35 anos participei do primeiro Cinfancam e o que vejo hoje é resultado de um trabalho de excelência, que resistiu ao tempo e as dificuldades. Parabéns a cada um que segue fazendo música, cultura, tradição e história”.  
 
A primeira edição do Cinfancam aconteceu em 1988 e, ao longo dos anos, Camaçari sagrou-se como grande celeiro de bandas e fanfarras da Bahia. A etapa deste ano é marcada pelo retorno das atividades pós-pandemia. Gil Mário Santos, que faz parte da Bamuca há 16 anos e está à frente da diretoria desde 2019, falou da emoção que a volta das competições trouxe para todos. “Esse é um movimento tradicional de Camaçari. Sem sombra de dúvidas, é um trabalho que faz parte da história do município. Está aqui hoje nos deixa muito felizes, pois é um momento de grandes encontros e reencontros”, comemorou. Além da Bamuca, Camaçari, ainda, foi representada pela Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop).
 


O presidente da Afab-Ba, Jerry Louis, destacou que a 31ª edição do Cinfancam corresponde à 4ª etapa do 26º Campeonato Baiano de Fanfarras e Bandas, com final agendada para o próximo 26 de novembro, no município de Mata de São João. “As equipes premiadas hoje, se classificam para a grande final”, explicou. Ele, ainda, destacou o valor histórico, cultural e social da atividade das associações culturais, afirmando que, “a continuidade desses trabalhos é fundamental para a preservação de nossa cultura na música e arte, de uma forma geral. Mas, também, é oportunidade para incutir nas mentes de crianças e jovens uma consciência social pela prática do bem. Formamos o cidadão através da arte”. A 1ª etapa do campeonato aconteceu em Gandu, em 23 de setembro; a 2ª, em Salinas das Margarida, no dia 30 de setembro; e a 3ª, no dia 15 de outubro, em Pojuca.
 
O coordenador do Corpo de Júri, Erlan Amaral, explicou que as 14 equipes participantes, que disputaram as oito vagas restantes, para participar da grande final do campeonato baiano, foram avaliadas por nove jurados, que consideraram aspectos como marcha, alinhamento, figurino, instrumental, garbo e coreografia. “Na parte musical, o que se considera é fração, melodia, ritmo, arranjo, transcrição, adaptação, entre outros. No caso de empate das equipes, quem tiver melhor pontuação no quesito apresentação e música, será classificada”, esclareceu. 
 
As apresentações encheram os espectadores de euforia e, de orgulho, as caravanas. O evento gratuito, destinado a todos os públicos, atraiu um grande número de admiradores e apreciadores do movimento cultural. Como Silvio Alves, 40 anos, que estava acompanhado da esposa, filhos, irmão e cunhada, todos vindos da cidade de Dias d’Ávila para assistir as apresentações. Ex-integrante da Banda Marcial do Centro Educacional Padre Torrend (Bamcept), Silvio justificou sua paixão pela cultura de bandas e fanfarras, dizendo que, “fui co-regente de banda e sempre amei essa cultura que, para mim, não tem preço. Quando meus filhos tiverem a idade adequada, eles vão dar continuidade a essa tradição”. 
 
A 31ª edição do Cinfancam aconteceu neste domingo (22/10). Além de Camaçari, participaram da seletiva 12 grupos dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Jacobina, Dias d’Ávila, Mata de São João, Santo Amaro, Gandu, Amélia Rodrigues, Biritinga, Alagoinhas e Catu. 

Confira abaixo o resultado da 4ª etapa do 26º Campeonato Baiano de Fanfarras e Bandas:

Grupo Marcial até Bombardino
1⁰ lugar – Fanresol – Llauro de Freitas

Grupo Marcial com Evolução
Campeã – Tradicional de Alagoinhas

Grupo Marcial Juvenil
Campeã – Cobrac – Santo Amaro

Grupo Banda Show
Campeã – Contemporânea de Simões Filho

Grupo Marcial Sênior
Campeã – Nova Geração – Mata de são João

Grupo Banda de Música
Campeã – Guerreiros do Sol – Dias d’Ávila

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui