Curso básico de Libras forma 5ª turma nesta segunda-feira (23)

0
Compartilhe:

O município avança na qualificação técnica da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e nesta segunda-feira (23/10), às 13h, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), acontece a certificação de 35 novos servidores habilitados por meio da 5ª edição do curso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), da Secretaria de Educação (Seduc).

Integram a 5ª turma servidores das secretarias da Educação (Seduc), da Saúde (Sesau), de Governo (Segov), e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). A formação, com 60h/aula, teve coordenação da pedagoga Cristiana Ramalho e, como professora Kleide Moraes, que é intérprete e tradutora em Libras, ambas são integrantes do GTC. A atividade também teve apoio direto da Associação de Amparo e Proteção aos Surdos de Camaçari (AAPSC), que visitou e fomentou a comunicação no decorrer do curso.

No evento de entrega dos certificados haverá as encenações de uma peça teatral, além da execução de músicas e apresentação de coral, todas interpretadas em libras. Segundo o GTC, já chega a quase 400 o número de agentes públicos qualificados, por meio do curso básico.

Além de promover a competência linguística de servidores municipais em Libras, a oferta do curso visa ampliar o uso da linguagem e o conhecimento da cultura deste público com deficiência.

A iniciativa acontece em atendimento à Lei n.º 13.431 – que ficou conhecida como Lei da Escuta Especializada ou Lei da Escuta Protegida – de 4 de abril de 2017. Por meio dessa política de governo, o município segue fortalecendo a capacidade de proporcionar acessibilidade linguística a cidadãos surdos e deficientes auditivos.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui