A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), coibiu uma tentativa de fraude no Vai Card, sistema de bilhetagem eletrônica, nesta segunda-feira (16/10). O incidente foi identificado durante uma operação de fiscalização no Terminal de Integração Sede/ Orla (TISO), que funciona nas imediações do estacionamento do Centro Comercial, popularmente conhecido como feira.
Na oportunidade, um deficiente visual foi flagrado vendendo as passagens gratuitas a que têm direito, em troca de passar o próprio cartão na catraca. A tentativa de fraude foi observada pelos agentes de fiscalização de trânsito e transporte da STT, que prontamente tomaram as medidas necessárias para impedir a continuação da prática ilegal. Entre elas, a retenção do passe eletrônico, que lhe foi concedido devido à sua condição, que foi entregue na sede do Vai Card, localizada no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), para ser cancelado.
Em seguida, o indivíduo envolvido na tentativa de fraude foi encaminhado para a 18ª Delegacia Territorial de Camaçari (DT/Camaçari) para que a situação seja devidamente investigada e esclarecida.
A STT repudia veementemente tal ação e qualquer tentativa de burlar a gratuidade no transporte público, que é um benefício fundamental para pessoas com deficiência, e qualquer tentativa de abusar desse sistema é considerada uma infração grave. A integridade do serviço é vital para garantir que os benefícios de mobilidade sejam estendidos a todos os cidadãos que deles necessitam, principalmente aqueles com necessidades especiais.
A autarquia está cooperando com as autoridades competentes para averiguar o ocorrido e tomar as medidas necessárias para evitar futuras tentativas de fraude.