Camaçari está mais uma vez em destaque no cenário nacional no quesito educação. É que uma equipe formada por alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Camaçari foi uma das 20 selecionadas em todo o país para participar do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls (P4G) – Empower to Lead” edição 2023, que este ano tem como tema Inclusão e Acessibilidade.
Após o passar no processo de seleção, que ocorreu em março deste ano, no momento, acontece a implementação do programa, com a execução de cursos, oficinas, atividades, tarefas, entre outros. Antes, as alunas do instituto, passaram por diversas etapas, como reunião de apresentação dos mentores às equipes, sessão de orientação e instruções gerais (equipes + mentores), oficinas técnicas e práticas sobre liderança, empreendedorismo e inovação, interação com líderes femininas inspiradoras, além do Kick-off on-line, com objetivo de alinhar diversos detalhes do programa.
O projeto será finalizado em um evento que ocorrerá em Brasília, de 5 a 7 de outubro, onde a equipe apresentará a solução final para uma banca de jurados e os três projetos mais bem avaliados serão premiados.
O P4G é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA, em parceria com o Instituto Gloria e apoio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. O programa é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país que buscam de forma criativa solucionar um problema/questão na área de acessibilidade e inclusão.
A equipe selecionada, com o projeto PaceFree, orientada pela professora de Português Lanuza Lima Santos, é formada pelas estudantes Gracielle Maria Santos Dias, Isabelle de Jesus Santos Ribeiro, Lorena Oliveira de Souza e Maria Eduarda Oliveira de Amaral, do 3º ano do Curso Técnico de Eletrotécnica. O tema da edição 2023 do Powe4Girls é “Inclusão e Acessibilidade”.
O projeto das meninas propõe a criação do Aplicativo (App) PaceFree, que será conectado aos semáforos, por meio da internet das coisas, para alertar com sons e descrições a proximidade do usuário em relação à sinaleira e ao seu estado (verde, amarelo ou vermelho), facilitando o trânsito de pessoas cegas. O App também permitirá a ativação automática da reprogramação das botoeiras de pedestres.
Gracielle Dias, 18 anos, uma das integrantes da equipe selecionada é moradora da Gleba E, que falou sobre a expectativa para o resultado final do programa. “Que eu, Isa, Lore e Duda possamos levar toda experiência que tivemos nesse ano para a apresentação. Como aconteceu na nossa ida ao Caei (Centro de Apoio e Educação Inclusiva) daqui de Camaçari, quando fomos mostrar que um dos caminhos para a mobilidade urbana mais inclusiva e acessível é a abertura para projetos como o PaceFree. E, lógico, representar Camaçari e a Bahia, como a única equipe selecionada do estado”, disse a estudante ao reafirmar o desejo de sair campeã. Assim como ela, as outras três alunas são moradoras do município.
No decorrer do programa, tiveram mentoria para o desenvolvimento do plano de ação focado em solucionar um problema/questão em suas respectivas comunidades; participaram ainda de um Webinar mensal, de abril a setembro, com especialistas na área de acessibilidade e inclusão, além de treinamentos, oficinas, atividades/tarefas em grupo e palestras on-line para ampliar as competências criativas, empreendedoras, de inovação e responsabilidade social.
Para mais informações sobre o programa basta clicar aqui.
Foto: Arquivo