A operação de captura de Danilo Cavalcante mobilizou mais de 500 agentes das polícias local e estadual e do FBI, mas foi um cachorro que garantiu a prisão do brasileiro.
O animal estava com a equipe de cerca de 20 agentes que localizou o fugitivo, nesta quarta-feira (13), após 14 dias de buscas pelo condado de Chester, na Pensilvânia.
[14/9 18:04] Carluze Barper: O cachorro da raça pastor-belga tem 4 anos e se chama Yoda. O animal pertence à Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos e foi treinado para atuar em situações em que precise localizar e capturar alguém.
“Os agentes deram um comando verbal, mas Danilo Cavalcante não respeitou a ordem e tentou fugir se rastejando”, diz Robert Clark, vice-supervisor do U.S. Marshals.
Segundo Clark, quando o brasileiro tentou escapar do cerco, o cão foi acionado e rapidamente segurou o fugitivo com uma mordida na testa.
Em seguida, Yoda avançou nas pernas de Cavalcante e o imobilizou. Somente neste momento, os policiais se aproximaram para colocar as algemas e efetuar a prisão.
Os policiais dizem que o cachorro desempenhou um papel importante ao impedir que Cavalcante usasse o rifle calibre 22 que ele havia roubado de uma casa no começo da semana.
A captura ocorreu sem disparo de nenhuma arma de fogo, e ninguém se feriu, além do brasileiro.