A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), através do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), certificou a 4ª turma mista do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (12/9) e foi realizada na Praça de Alimentação do Boulevard Shopping Camaçari. Ao todo, 32 alunos passaram pela formação e foram certificados.
A iniciativa integra o cronograma de ações voltadas para o fortalecimento da rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes do município, por meio da formação em Libras para servidores. Articuladora da 7ª edição do PPCA, Janete Ferreira destacou a relevância da iniciativa. “É uma formação básica, mas que faz grande diferença para os servidores e para os mais de 10 mil surdos que há na nossa cidade”, afirmou.
A formação teve início no dia 12 de agosto, com aulas as terças-feiras, das 8h às 17h, ministradas no auditório da Secretaria da Mulher (Semu). Gratuita, a atividade teve como facilitadora a tradutora e intérprete de Libras, professora Kleide Moraes. “Hoje, estamos certificando médicos, advogados, professores, cuidadores, motoristas de transporte escolar, entre outros profissionais. Essa foi uma turma muito diversificada, o que nos deixa muito animados, porque sabemos que esse conhecimento vai impactar em diversos setores da sociedade”, observou.
Além da formação em Libras em si, foram trabalhadas especificidades da aplicação da escuta especializada para surdos e demais cidadãos com deficiência auditiva. A proposta tem por base a Lei Federal n.º 13.431, popularmente conhecida como Lei da Escuta Protegida, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.
Os 32 alunos certificados celebraram os novos conhecimentos com muita alegria, sobretudo pela aplicabilidade desses conhecimentos no serviço prestado à população de Camaçari, de forma a acolher melhor a comunidade surda. Uma das servidoras certificadas é a gerente regional da Seduc, Sheila Albergaria, que contou que já aplicou o aprendizado no seu cotidiano. “É muito útil para garantir o aprendizado dos estudantes de maneira democrática. Antes mesmo de receber o certificado, já tive oportunidade de utilizar o conhecimento em um contexto de trabalho. Que essa oferta continue e chegue a mais e mais profissionais”, declarou.
Na composição da turma, também teve servidores das secretarias da Saúde (Sesau) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A próxima turma inicia na segunda-feira (18/9), com 45 servidores.