O desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil na Gleba E, realizado na manhã desta quinta-feira (7/9), foi marcado por felicidades, conforme previu a temática escolhida para inspirar as apresentações dos estudantes, grupos culturais, fanfarras e demais entidades convidadas – Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade. A arte tomou conta da avenida, comunicando, através da música, das artes visuais, da dança e da teatralidade a importância do respeito às diferenças, da solidariedade e da alegria de vivenciar essa Camaçari ao mesmo tempo tão plural e tão singular.
Uma realização da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o desfile da Gleba E abre a série de celebrações cívicas que acontecem no mês de setembro. A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a relevância da temática escolhida. “Falar de diversidade, de direitos humanos e felicidade diz respeito tanto à nossa relação com o outro quanto à nossa individualidade. Essa temática tão necessária, e que dialoga com todos, mobilizou e inspirou nossa comunidade escolar, que veio para a avenida e transmitiu, com muita alegria e beleza, essa mensagem de esperança e de paz”, descreveu.
Nove escolas, sendo sete unidades da rede pública municipal e duas particulares, participaram do desfile, o que corresponde a cerca de 2.000 alunos realizando as apresentações para as quais se prepararam nos últimos meses. Uma dessas estudantes é Rebeca de Deus, 15 anos, aluna da Escola Municipal Professor Luis Rogério de Souza. “Estou muito feliz em participar, mais uma vez, do desfile de 7 de Setembro. Depois de três dias de ensaio, finalmente estamos aqui mostrando as belezas da nossa cidade e da nossa escola e destacando nossas conquistas”.
O sentimento é semelhante ao do estudante Alan Barros, 14 anos, da Escola Municipal Parque Verde. “Além de ser muito divertido e importante, pois tem relação com a nossa liberdade e com o orgulho da nossa nação e da nossa história, nossa escola trouxe temas que devem estar na pauta da sociedade, como a contribuição das mulheres na conquista da Independência do Brasil e também nos dias atuais”.
A população elogiou as performances dos estudantes e demais apresentações, como é o caso da dona de casa Lucidalva Santana, 39 anos, moradora do bairro Parque Verde I, que veio prestigiar o evento com o marido, Alex Pereira, 40 anos, e a filha, Amora Santana, 8 anos. “É a minha primeira vez aqui e gostei muito. Pretendo vir nos próximos anos. Essa é uma data muito importante para todos os brasileiros e comemorar juntos, em um desfile bonito e significativo como esse, é uma ótima opção para a nossa população”.
Além das escolas, grupos culturais, fanfarras e bandas marciais, outras entidades também participaram do desfile cívico que abre as celebrações do 7 de Setembro, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Tiro de Guerra, Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, Juizado da Infância e Juventude e Defesa Civil.
Foto: Jean Victor