Cidade do Saber recebe projeto de educação alimentar e cultura

0
Compartilhe:

Oportunidade para o público infantojuventil se encantar com novos sabores e aprender sobre alimentação saudável de forma divertida. Isto porque, 1.200 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, poderão participar do projeto Eureka, que promove atividades gratuitas, na Cidade do Saber, nesta terça e quarta-feira (5 e 6/9), das 8h às 16h. O evento conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura (Secult).

Na área verde do complexo será montado o espaço temático Vila Eureka, onde acontecerá ampla programação. Para enriquecer a experiência, cada criança receberá uma cartilha de atividades para realizar durante o evento e em casa, enquanto os pais e responsáveis também receberão uma cartilha com instruções e conteúdo exclusivo sobre alimentação saudável na infância.

A vila será dividida em três ambientes temáticos. Na “casa”, os pequenos serão levados até a cozinha para preparar sua refeição e participar da escolha de alimentos, quebrando o tabu com muitas cores e sabores. O local terá exposição e oficina, com painéis apresentando os alimentos como super-heróis que estão ao lado das crianças por uma boa alimentação.

Na “escola”, o objetivo é ensinar para os pais e filhos a montar a lancheira ideal. Será realizada uma gincana, abordando o que levar para a merenda escolar, funcionando da seguinte maneira: numa piscina gigante, os participantes partem em busca dos alimentos, enquanto instrutores ajudam a avaliar se aquele alimento vai compor um lanche saudável.

E na “quitanda”, o desafio é fazer as crianças experimentarem novos sabores. Por lá, terá exposição e experiência sensorial, mostrando de onde vem os alimentos que consumimos. Os participantes poderão descobrir, por meio de estímulos sensoriais, o “universo” das frutas, legumes e grãos.

Além disso, em uma apresentação teatral em parceria com o grupo Ciência Divertida, o Professor Nutrição e seu ajudante realizarão as mais divertidas atividades com o objetivo de ensinar os benefícios de uma alimentação balanceada, misturada com uma rotina de exercícios e também mostrar os transtornos que podem gerar uma alimentação não saudável.

O Projeto Eureka Cultural já foi realizado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, reunindo mais de 3 mil crianças e 5 mil acompanhantes. A iniciativa busca, de maneira lúdica e descomplicada, destacar para as famílias a importância do exemplo e de como os bons hábitos são passados em casa, de pais para filhos; reforçar conceitos de comer bem desde a infância; proporcionar um dia de muita brincadeira para a criançada; e ser um agente de transformação para uma sociedade e gerações mais conscientes, ativas e saudáveis.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui