Para marcar o encerramento das ações da campanha Agosto Lilás, de enfrentamento e conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que traz como tema “Vire esse Jogo”, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Mulher (Semu), promoveu mais um “Aulão de Ritmos” neste sábado (26/8). A atividade interativa, realizada em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), aconteceu durante à tarde, na Praça da Matriz de Vila de Abrantes, na costa.
A titular da Semu, Fafá de Senhorinho, participou da aula de dança e conversou com diversos moradores durante o evento. “Através da dança, essa iniciativa trouxe resultados surpreendentes. Estamos felizes com os resultados da campanha Agosto Lilás em nosso município, e a população pode ter certeza que o nosso trabalho não para por aqui”, declarou.
Totalmente gratuito, de maneira alegre e divertida, o “Aulão de Ritmos”, que teve coreografias elaboradas e animadas, foi conduzido pelos instrutores Hans Lomanto, Ivania Lopes, Elisangela Oliveira, Loli Kido, Flavia Silva e Gabriele Dias. Na oportunidade, o evento atraiu um público diversificado, que foi embalado por vários estilos musicais. Ao mesmo tempo em que agitou e animou o local.
A moradora de Vila de Abrantes, Jailda Santos da Conceição, 48 anos, secretária do lar, declarou que a forma de conscientizar através da dança torna as coisas mais suaves. “O clima foi maravilhoso e a população de Vila de Abrantes não poderia ficar de fora. Nós abraçamos essa campanha e vamos apoiar todas as outras com essa temática tão importante. Que encontros como esse sejam frequentes”.
Animada, a dona de casa Verônica da Silva de Jesus, 45 anos, moradora do Residencial Parque São Vicente, localizado no bairro do Triângulo, falou da importância das atividades interativas da campanha e parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Essa forma de abordagem, para divulgar a campanha através da dança, tem um alcance maior no combate à violência contra a mulher. Eu adorei esse encontro!”, disse.
Quem compartilhou da mesma opinião foi a massoterapeuta, moradora do Parque Verde, Dirlene Santos de Novais, 42 anos. Ao participar do aulão, ela disse que, “essa campanha é importante e ações como essa atingem um público diversificado, de forma mais descontraída e lúdica, mas sem deixar de passar as informações necessárias”.
Na ocasião, além da aula de dança, a Semu também promoveu um espaço para reflexão sobre a questão da violência contra a mulher, ao realizar apresentações teatrais e panfletagens de materiais informativos sobre a importância de combater qualquer tipo de violência doméstica, seja psicológica, patrimonial, física, moral ou sexual.