Câmara de Camaçari abre a Casa para falar de transparência

0
Compartilhe:

Acesso à Informação, transparência e controle social, esse foi o tema da palestra realizada no plenário na Câmara de Camaçari, na manhã da sexta-feira (18/08), pelo Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), através do Núcleo de Estudos em Governança Pública. O evento pautou o papel do poder público na fomentação do debate, conscientização dos agentes em relação à transparência na gestão da máquina, além da importância da participação popular na fiscalização das ações dos governos municipais.

A iniciativa de realizar a palestra, partiu da servidora da Câmara Municipal, a mestra em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, Lilian Miranda, que realizou uma pesquisa de análise do gerenciamento, inovação e acessibilidade das ações da Casa Legislativa. “Claro que a gente sempre pode melhorar algo, mas a Câmara de Camaçari hoje é uma das mais modernas em relação ao acesso à informação. A gente tem uma gestão totalmente online, a documentação é toda movimentada de forma online, então isso gera uma redução de custos, gera facilidade de acesso dos munícipes. Temos também várias formas de canais de comunicação, para que as pessoas tenham acesso e possam participar”, salientou.

O evento contou com a presença do vice-presidente do CRA-BA, Edilson Souto, que em sua fala pontuou a importância da prestação de contas à sociedade, por meio de mecanismo de informação. “Uma das missões do nosso Conselho Regional é justamente ter essa atenção com a população, apresentando projetos, estudos, para que isso aconteça. Nosso trabalho é canalizado para que contribuamos com a questão da transparência, sendo muito importante principalmente em relação aos governos, tanto federal, quanto estadual e municipal”.

Um dos palestrantes do evento foi o controlador geral do município de Ubatã, mesorregião sudeste da Bahia, Alexandre Curriel, que na oportunidade elogiou a gestão da Casa Legislativa. “Pude observar que realmente a Câmara de Camaçari é modelo em modernização e acessibilidade as informações, e o artigo de Lilian Miranda atesta isso. Pretendo levar algumas iniciativas que encontrei aqui para o nosso município, a exemplo da TV Câmara, que foi algo que gostei bastante e é um trabalho de fundamental importância para a Casa. Então, a gestão está de parabéns pelo trabalho transparente que vem realizando”, exaltou.

Representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos (União), o chefe de gabinete da presidência, Fauston Araújo, ressaltou que Casa Legislativa busca legislar de forma transparente. “Nossa ideia ao ceder o espaço foi discutir com mais abrangência a Lei de Acesso à Informação, estreitar relação com a sociedade, e principalmente trazer credibilidade para os agentes públicos. Essa lei também tem um papel fundamental no protagonismo da Câmara, e por isso abrimos as portas para esse debate, e para uma instituição tão importante quanto o CRA”, concluiu.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui