Acontece na terça-feira (15/08), a partir das 8h, no Clube Social de Camaçari, o Seminário em defesa dos Agente Comunitário de Saúde (ACS) e dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), que irá tratar sobre aposentadoria especial à luz da Emenda Constitucional 120 e sobre a PEC 18/2022, que garante piso salarial diferenciado para a categoria.
O vereador Tagner (PT), que já confirmou apoio ao movimento e presença no evento, reforçou a importância do encontro como mais uma tentativa de acelerar a tramitação da PEC e em momento de debater temas com objetivo de garantir os direitos dos profissionais. Para ele, é fundamental fomentar aqui em Camaçari ações que reforcem a luta que ocorre em âmbito nacional, por exemplo. “Essas mobilizações são importantes para tentarmos acelerar a votação dessa proposta que está em tramitação na Câmara dos Deputados e garante como vencimento base o valor de R$ 3.960. Esse é o momento de unir forças com esse objetivo”, afirmou.
O vereador também ressaltou que os avanços pleiteados são justos e serão conquistas históricas pela importância dos profissionais para a sociedade. “Esses profissionais são de fundamental importância para a consolidação da saúde no município, especialmente por serem pessoas escolhidas dentro da própria comunidade para atuarem junto à população no desenvolvimento de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, com ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e comunidades”, ressaltou.
No evento que acontecerá em Camaçari, estão confirmadas as presenças do secretário municipal da Saúde, Elias Natan, da presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Ilda Angélica dos Santos Correia e da vice-presidente da CONACS, Maria Lúcia de Santana Gutemberg.