Com o objetivo de fortalecer o compromisso com a erradicação da fome, além de debater políticas públicas para garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável, foi realizada nesta sexta-feira (11/8), a 5ª Reunião Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), aconteceu no Plenário Osvaldo Nogueira, na Câmara Municipal de Camaçari.
A reunião que atendeu o chamamento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar, contou com a presença de autoridades, instituições e representantes da sociedade civil, que debateram ao longo do dia a temática “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”.
O vice-prefeito José Tude, pontuou que as questões levantadas na reunião serão de grande valia para o município. “É uma satisfação muito grande participar deste evento, que discute temas tão importantes para a nossa população, como a garantia da segurança alimentar e nutricional. Principalmente, em meio à crise de desemprego que estamos vivendo. Consequentemente, a falta de alimentação é um dos problemas mais graves que acaba afetando as pessoas”, disse.
A titular da Sedes, Reni Oliveira, reforçou o comprometimento da gestão com a segurança alimentar. “Estamos nesta reunião porque sabemos a seriedade dessa pauta para o nosso município. Através da Coordenadoria de Segurança Alimentar, trabalhamos diariamente para garantir que o alimento chegue na mesa daqueles que mais precisam”, falou.
O presidente do Comsea de Camaçari, Paulo Paixão, pontuou que a reunião foi um momento para conferir o que vem dando certo e reavaliar algumas questões que precisam ser melhoradas. “Esse é um momento ímpar para a nossa cidade, para nós, que estamos à frente do conselho, e para a comunidade que poderá propor melhorias para a segurança alimentar do nosso município”, concluiu.
A presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA), Débora Rodrigues, também participou do evento. Na oportunidade, ela falou que as conferências são espaços de proposição, elaboração e avaliação das políticas de segurança alimentar. “No momento que o país atravessa mais uma vez o flagelo da fome, é importantíssimo que a sociedade civil, junto com o poder público, sente e discuta, veja a realidade, aponte os gargalos, faça avaliação necessária, mas também levante propostas, para que essas políticas avancem”, ressaltou.
As propostas levantadas na reunião serão apresentadas na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e, posteriormente, na Conferência Nacional. Também participaram do evento a coordenadora de Segurança Alimentar do município, Mariana Leite, além de prepostos da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap).
Foto: Jean Victor