Café da manhã é oferecido em 100% das escolas da rede pública municipal

0
Compartilhe:

Alimentos diversificados e predominantemente composto por itens da agricultura familiar, como aipim, banana da terra, queijo, iogurte, frutas diversas, entre outros, compõem a primeira refeição do dia de milhares de alunos que integram as turmas do turno matutino e do ensino integral nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. Para além do café da manhã, também é na unidade de ensino que muitos estudantes têm acesso ao lanche e almoço.

Ciente da importância desta oferta, considerando o fato de que essas refeições se configuram como as mais complexas para muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos pela rede, a Secretaria da Educação (Seduc) tem priorizado a pauta da alimentação escolar e da segurança nutricional nas políticas educacionais do município, observando, também, a relação da alimentação escolar com os processos de ensino-aprendizagem.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, reafirma que, em paralelo à natureza social dessa oferta, há os desdobramentos pedagógicos. “Um aluno bem alimentado aprende melhor. O café da manhã na escola, também já diminui a preocupação da família com a primeira refeição do dia do aluno. Esse cuidado gera repercussões que, aliada às demais ações disruptivas implementadas na rede, referendam a escola como o melhor lugar para os nossos estudantes estarem”, declarou.

Atualmente, de acordo com a Coordenação de Alimentação Escolar da Seduc, são servidas mais de 60 mil refeições por dia, entre cafés da manhã (desjejum), lanches e almoços, em todas as 116 escolas da rede e unidades conveniadas. Além disso, a equipe de cozinheiras e nutricionistas foi reforçada e vem implementando programas de educação nutricional nas escolas, montando cardápios personalizados a partir da realidade de cada instituição.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui