A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio (Sedur), realizou, neste sábado (5/8), no ginásio poliesportivo da Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, em Vila de Abrantes, a sétima audiência pública para elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos códigos Urbanístico, Ambiental e de Obras do município. A atividade marca o encerramento do 2º ciclo de audiências da Etapa 2 do Plano de Trabalho.
O PDDU é um instrumento fundamental para a gestão e ordenamento do desenvolvimento da cidade. O último encontro do segundo ciclo teve como objetivo apresentar o Diagnóstico e Prognóstico – Cenário Atual, reunindo moradores da localidade, autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil. A etapa de apresentação do Diagnóstico e Prognóstico é crucial para identificar as principais demandas e desafios da região, permitindo a formulação de propostas que atendam as necessidades da população e, ao mesmo tempo, respeitem a preservação do patrimônio cultural, social e ambiental do município.
Durante a audiência, foram apresentados dados e informações sobre o atual cenário, incluindo questões como infraestrutura, mobilidade, habitação, meio ambiente, cultura e economia local. A arquiteta e representante do Consórcio AUR – IBDI, empresa responsável pela elaboração da revisão do PDDU, Maria Fernanda Ruas, deu início à apresentação do objeto do encontro. “Primeiramente eu queria explicar para vocês onde nós estamos. São quatro etapas, e estamos na segunda. O que estamos fazendo hoje aqui? Apresentando o diagnóstico e prognóstico, prestando contas de tudo que a gente fez ao longo deste período. E esse material é preliminar e nós vamos encerrar agora, após a conclusão das audiências”, explicou.
No momento do debate, a participação popular foi massiva. 13 pessoas falaram e contribuíram sobre mobilidade urbana e meio ambiente. Para Marcos Oliveira, morador do Parque Nascente do Rio Capivara, o encontro é um importante momento para a comunidade. “O PDDU é de extrema importância para a comunidade, porque é um processo de construção. Muita gente tem demandas de interesse público e elas chegam ao Poder Público no momento pós construção.
A gestora da Sedur, Andréa Montenegro, acredita que os encontros alcançaram o objetivo. “Graças a Deus, mais uma etapa concluída. Apresentamos, em três encontros, na sede e costa de Camaçari, o diagnóstico e prognóstico à população. Esses documentos estão disponibilizados na íntegra, de forma preliminar, no portal do PDDU, para que as pessoas possam se inteirar e contribuir com esse processo de revisão do plano diretor”, destacou.
A Sedur ressalta que a apresentação das três audiências públicas estão disponível à população no Portal do PDDU (https://pddu.camacari.ba.gov.br/).
Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito, José Tude, o subsecretário da Sedur, Arnaldo Brito, a secretária da Mulher, Fafá de Senhorinho, os vereadores Gilvan Souza, Doutor Samuka e Mar de Areias, além do representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Geneci Braz.