Com uma pauta extensa, em torno de 40 proposições em tramitação, a Câmara Municipal de Camaçari reabriu, na manhã desta quinta-feira (03/08), os trabalhos em plenário, com a realização da 1ª Sessão Ordinária, do 2º período de legislativo de 2023. Além da defesa das matérias, os parlamentares usaram a tribuna para tratar de demandas nas mais diversas áreas.
O vereador Dedel Reis (Republicanos) foi o primeiro parlamentar a assumir a tribuna e, na oportunidade, defendeu a Indicação Nº 535/2023, solicitando ao Poder Executivo Municipal a instalação de equipamentos de reconhecimento por biometria na entrada das escolas municipais, visando garantir a segurança dos alunos nas unidades públicas de ensino. “Em outros tempos, quando as crianças iam para a escola, os pais ficavam com o coração alegre e satisfeito, sabendo que seus filhos estavam indo para um local tranquilo, bem guardado, onde não existiam perigos. Mas a realidade é outra, o trajeto dos alunos até a escola é extremamente perigoso, e como já vimos muitos crimes acontecendo nos colégios, trago aqui essa indicação, para que esses equipamentos controlem a entrada dos alunos nas unidades”, explicou.
A Indicação Nº 522/2023, de autoria do vereador Junior Borges (União), solicitando que seja feita a regularização fundiária no município, em especial para imóveis existentes na localidade Alto da Bela Vista, em Jauá, foi amplamente discutida na tribuna. “Nós vamos melhorar a arrecadação, vamos dar segurança jurídica para aqueles que têm uma propriedade em algum lugar dessa cidade. E com a escritura pública nas mãos, essas pessoas terão a garantia do imóvel e da terra”, disse o parlamentar, que apresentou ainda a Indicação Nº 533/2023, para que o Executivo Municipal inicie os estudos de implantação de um HUB de Inovação e Tecnologia, para tornar Camaçari um polo de desenvolvimento no setor de startups.
Pensando em melhorar o atendimento de saúde ofertado pelo Governo do Estado, o vereador Vavau (PSB) indicou à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) a necessidade de construção de leitos de semi-UTI, no Hospital Geral de Camaçari (HGC). “Esse assunto é uma preocupação dessa Casa e do município, por se tratar de um hospital metropolitano, que atende uma grande região. O Governo do Estado implantou, recentemente, 246 leitos no antigo Hospital Espanhol, e por não ser só uma preocupação nossa, é mais que pertinente fazer essa defesa. Estou aqui nessa Casa para fazer o meu papel de estar buscando o que é de melhor para o povo de Camaçari”, salientou.
Por sua vez, a vereadora Professora Angélica (PP) foi a autora da Indicação Nº 538/2023, solicitando ao Executivo Municipal o estudo de viabilidade financeira para beneficiar com bônus pecuniários os servidores de Camaçari que estejam acamados e sem condições de trabalho. “Muitos desses profissionais estão aposentados e o salário, às vezes, não garante nem o pagamento dos remédios que precisam. Então, venho a essa Casa para pedir ao nosso gestor municipal o atendimento dessa demanda. Tenho certeza que vai abraçar essa causa, para podermos beneficiar essas famílias que realmente estão precisando dessa ajuda”, explicou.
Em defesa da ampliação do número de vagas para alunos do ensino médio em Camaçari, em especial para os moradores de bairro Jardim Limoeiro, o vereador Tagner (PT) pediu ao Governo do Estado a construção de um colégio no bairro, por meio da Indicação Nº 108/2023. “A maioria dos estudantes ali sai daquela região para estudar no centro da cidade, então é preciso o bom senso para a ampliação desse número de vagas. Sei que o Governo do Estado está construindo a nova escola da Gleba C, de Vila de Abrantes, mas o Jardim Limoeiro também precisa de um colégio do segundo grau, com quadra, campo, piscina, laboratórios e tempo integral”, pontuou.
Através da Indicação Nº 545/2023, o vereador Jamessom (União) pediu a realização de um estudo de viabilidade para a implantação da tarifa zero no transporte público municipal. “Essa é uma solicitação da sociedade. Em outros municípios e estados já há a implantação de um sistema nesse sentido, de dias gratuitos na semana, inclusive em Salvador. Então peço que se faça o estudo para que a sociedade saiba se existe a possibilidade ou não. Eu não estou aqui defendendo e nem sou contra, eu entendo o lado dos empresários, mas também entendo o lado da população”, argumentou.
Ainda durante a Ordem do Dia, foram apreciadas e aprovadas quatro Moções de Aplausos e uma Moção de Pesar, direcionada à família do ex-servidor da Câmara Municipal de Camaçari, Carlos Henrique Cavalcante, que faleceu na última terça-feira (01/08). Na oportunidade, os parlamentares homenagearam o advogado, que exerceu a função de diretor legislativo da Casa durante os anos de 2019 e 2020.