O Brasil está prestes a se tornar uma referência mundial em criatividade e Camaçari é uma das grandes protagonistas nessa jornada inspiradora rumo ao World Creativity Day, ou seja Dia Mundial da Criatividade. Com 81 cidades selecionadas para a fase final da disputa, para sediar o evento, o município se destaca por suas iniciativas criativas e projetos inovadores, que promovem a cultura, inovação e a imaginação.
A ação é uma iniciativa inédita, que tem como objetivo impulsionar o progresso social e econômico sustentável por meio da criatividade. Nesta terça-feira (1/8), o projeto foi apresentado à gestora da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, que ressaltou a importância da cidade sediar essa ação global, focada na inovação e inspiração. “Camaçari é um município que nos traz sempre muito orgulho. Essa atividade sendo realizada aqui coloca a gente no cenário internacional, como um polo de inovação e criatividade”, celebrou.
Para Wash Malik, representante do município no projeto, a criatividade é uma chave para o desenvolvimento sustentável e uma solução para os desafios atuais. “A gente quer celebrar a criatividade, inovação e transformação do mundo por meio de ideias, com todos. Estou feliz em ser pré-selecionado para representar Camaçari e levar o nosso município para o mundo”, destacou.
Ainda segundo Malik, “independentemente do resultado final, o fato da nossa cidade ter chegado até esta etapa já marca um capítulo significativo na história da criatividade brasileira e certamente deixará um legado inspirador para as novas gerações”, finalizou.
O destaque de Camaçari, na fase final da seleção, vai além do fato de ser a 4ª maior cidade da Bahia, considerada como a capital industrial do nordeste e dona de 42 quilômetros de praias, mas também por sua dedicação ao desenvolvimento sustentável e ao compromisso com a inovação e a criatividade.
Ao sediar o Dia Mundial da Criatividade, o município tem a oportunidade única de mostrar ao mundo o compromisso do Brasil com a inovação e a capacidade de se destacar no cenário global. O evento reunirá líderes criativos de diversas áreas, startups, empresas inovadoras e artistas, proporcionando um ambiente propício à troca de conhecimentos e à construção de parcerias.
De acordo com a Sedur, enquanto a decisão final se aproxima, o ecossistema criativo brasileiro aguarda ansiosamente por esse momento, reconhecendo que o evento tem o potencial de ser um marco para Camaçari e outras cidades, impulsionando ainda mais sua posição como um centro de inovação e inspiração no país e no mundo, que será vivenciado em abril de 2024.