A quarta compra dos produtos agrícolas cultivados no município em 2023 será realizada na próxima terça-feira (1º/8), pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na ocasião, serão adquiridas 40 toneladas (t) de alimentos.
Com um investimento parcial aproximado de R$ 240 mil, a compra vai acontecer no Banco de Alimentos (antiga Vaca Mecânica), situado na Avenida Tupinambás (antiga Radial C), Centro. A ação beneficia 37 agricultores familiares das localidades do Lodo, Joia do Rio, Fazenda Cajazeiras, Tiririca, além dos agricultores dos municípios de Candeias, Catu, Pojuca e Dias d’Ávila. Entre os produtos estão: abacate, aipim, coco seco, coentro, milho verde, abóbora, bananas comum e da terra, cebolinha verde, amendoim, acerola, alface, batata-doce, cenoura, melancia, cupuaçu, dentre outros.
Os produtos adquiridos pela Sedap serão direcionados a nove órgãos, entre setores da estrutura municipal e instituições que assistem pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, a exemplo do Banco de Alimentos de Camaçari; Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop); Centro de Desenvolvimento da Pessoa Idosa (Conviver); Associação de Apoio Social de Camaçari (AASC); Associação de pais e mestres do Parque Florestal; Grupo de mães Nossa Senhora do Amparo; Associação Pestalozzi; Associação Desenvolvimento Comunitário Sustentável; Associação Paulo Tonucci (Apito).
A primeira compra realizada pela secretaria, por meio do PAA 2023, aconteceu em 6/6, quando foram atendidos 56 produtores de 13 localidades e beneficiado sete instituições socioassistenciais com a doação de 15 toneladas de alimentos. Na segunda, 26 toneladas de produtos foram comprados de 38 produtores provenientes de sete localidades, e contemplaram 11 organizações. A terceira, que ocorreu em 11/7, contemplou 50 produtores de 11 localidades e beneficiou 15 entidades com a doação de 53 toneladas.