Vídeo: Inteligência artificial reconstrói imagem de Elis Regina para dueto com Maria Rita em comercial

0
Compartilhe:

Elis Regina (1945-1982) e Maria Rita estão cantando juntas, finalmente. Uma marca de automóveis lançou na noite da última segunda-feira, 3 de julho, uma campanha que junta as vozes de mãe e filha em um dos clássicos da música popular brasileira, Como Nossos Pais, de autoria de Belchior.

O filme, de cerca de 2 minutos, emocionou fãs e artistas nas redes sociais. Nele, Maria Rita, que dirige um veículo elétrico de último modelo emparelha com a mãe, que dirige um veículo da mesma marca a motor, muito popular nos anos 1970 e 1980. Esse é o mote para que elas travem o dueto.

A propaganda é muito bem feita. É assinada pelo diretor Dulcídio Cadeira, premiado em Cannes pelo comercial Balões, feito para a MTV Brasil, em 2011. Cadeira já havia emocionado o público – e conseguido muitos compartilhamentos – anteriormente com um comercial protagonizado por Fernanda Montenegro para um banco, uma linda mensagem de fim de ano.

O filme que junta Elis e Maria Rita chama atenção pelo fato de ter utilizado a inteligência artificial (IA) para criar Elis no volante do veículo. Uma deepfake. É preciso que isso fique claro: não foi a voz de Elis que foi manejada por IA. Elis gravou Como Nossos Pais em 1975. Foi este fonograma que foi usado, com a adição da voz de Maria Rita e novo acompanhamento instrumental.

Guardada a emoção, há algo no comercial a ser analisado: ele subverte – e, tudo bem, a publicidade é craque nisso – a mensagem da canção de Belchior. Como Nossos Pais fala de um conflito de gerações, em plena ditadura militar. Questiona a acomodação e a repetição de comportamentos em uma sociedade que parecia conformada com os rumos do país. “Ainda somos os mesmo e vivemos como nossos pais”, diz o principal verso da canção, repetido por algumas vezes.

Reprodução: Estadão.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui