11ª Conferência Municipal de Assistência Social debate reconstrução do Suas

0
Compartilhe:

Teve início nesta terça-feira (4/7), no Teatro Cidade do Saber, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. Realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), o evento aborda o tema “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”.

Voltada para os usuários da assistência, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de Organizações da Sociedade Civil, a conferência tem a finalidade de contribuir para dar visibilidade às práticas no campo do controle social do Suas; disseminar processos organizativos que contribuam para ampliar e qualificar a participação da população na formulação, gestão e controle social da política de assistência social; reconhecer e divulgar iniciativas e experiências no campo da democracia participativa e representativa; além de reconhecer e divulgar iniciativas de gestão que garantam financiamento para a para a Política Pública de Assistência Social.

A titular da Sedes, Reni Oliveira, ressaltou a relevância da participação de todos no processo de reconstrução do Suas. “Ver a participação dos usuários, dos trabalhadores e da sociedade civil, me deixa muito feliz, porque precisamos da união de todos para poder construir um Suas melhor”, falou.

O presidente do CMAS de Camaçari, Marcondes Souza, falou sobre a importância da conferência.  “É um momento ímpar para a nossa cidade, é um momento onde iremos debater propostas em construção, para levarmos para a conferência estadual e para a conferência nacional”, falou.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Rodrigo Alves, também participou da atividade. “A Política de Assistência Social é construída a partir da participação social, por isso um evento como esse é tão importante. Vai garantir que as pessoas coloquem sua opinião, digam como está o serviço, como elas gostariam que estivesse o serviço, e isso é muito válido”, concluiu.

Representando as entidades da sociedade civil, a assistente social Andréa João destacou que o encontro oportuniza um momento para avaliação e reflexão. “Esse espaço de discussão é muito importante, porque podemos ouvir os usuários, e, dentro da conjuntura atual do município, poderemos traçar novas metas, buscando a equidade social”, disse.

Além do momento de abertura, os participantes da conferência participaram dos cinco eixos de discussão, elencados a partir do tema principal, que são eles: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda. A conferência encerra nesta quarta-feira (5/7).

Foto: Jean Victor

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui