As festas juninas chegaram, trazendo consigo a alegria, diversão, tradição e cultura, típicas da época. E foi neste clima, que nesta sexta-feira (16/6), centenas de pessoas aproveitaram o primeiro dia das tradicionais comemorações ao Santo Antônio, nos bairros do Inocoop e Phoc I, na sede, e em Barra do Jacuípe, na orla. As festividades em homenagem ao santo casamenteiro, seguem nas localidades até sábado (17/6), a partir das 19h.
Com foco na valorização dos artistas locais, a Coordenação de Eventos, órgão ligado à Secretaria de Governo (Segov), elaborou uma programação extensa, com shows musicais de cantores de Camaçari. “É uma grande oportunidade para a população conhecer os talentos de nossa cidade, ao mesmo tempo, em que garante uma renda extra para os nossos artistas”, pontuou Júnior Barlley, um dos responsáveis pela organização das festas
No Inocoop, na via principal do bairro, a primeira atração da noite foi Guímel e os Jucas. A cantora, que é moradora do bairro Parque Satélite, trabalha com música há 2 anos, e se apresenta pela segunda vez nos festejos juninos da cidade. Eclética, a artista tem um repertório bem vasto, incluindo MPB, forró, axé, arrocha, samba, entre outros, mas “para esta apresentação, preparamos um misto recheado de tudo que representa o nosso Nordeste. Então, o público pode esperar forró pé de serra, xotezinho, e muito mais”, pontuou a cantora.
A banda soteropolitana, Made In Roça, foi a segunda a subir ao palco na localidade da costa. Feliz com o convite para se apresentar pela primeira vez na cidade, um dos vocalista da banda, Ed do Piseiro, comentou que “o interesse do público foi levado em consideração na escolha do repertório”, e completou, “hoje o público aproveita muito forró, mas também tem piseiro e um pouco da música brega. A gente reuniu o que o povo gosta, e trouxe a alegria e a musicalidade da tradição nordestina”.
Vestida a caráter, com direito a camisa com estampa xadrez e chapéu de palha, a secretária executiva Marisa Chaves, 45 anos, falou da importância de preservar os costumes da época. Moradora de Barra do Jacuípe, a forrozeira se destacava com sua vestimenta. “Todos os anos, neste período, me caraterizo assim para curtir os festejos no padrão. Precisamos preservar nossas tradições, e o xadrez com chapeuzinho caipira faz parte da nossa cultura”, pontuou.
No Phoc I, o casal Gerson Ribeiro e Ivone dos Santos, 55 e 59 anos, respectivamente, dançou agarradinho na festa do padroeiro dos namorados. Aproveitando a noite festiva, os cônjuges, que completaram 21 anos de casados, fizeram pedidos ao santo católico, dizendo, “peço a bênção do amor multiplicado e, que a cada ano, a gente se ame mais e mais”, disse a esposa apaixonada, seguida do amado, que completou, “e que nunca falte na nossa união, saúde, paz e respeito um pelo outro”.
Também se apresentaram no primeiro dia das festividades ao protetor dos casamentos, Mister Galiza, Forró +2 e Zefa Di Zeca, no Inocoop; Mimi dos Oito Baixos, Jane Som, Rode Torres, no Phoc I; e quem foi prestigiar o evento na região da costa, também dançou muito ao som de Praiônicos, Palco Livre e Zé Duarte.
As comemorações ao Santo Antônio, continuam no sábado, nas três localidades, com a seguinte programação:
Barra do Jacuípe
19h – Alegria do Forró
20h30 – Kartel Pacifista
22h – SDL
0h – Filhos de Jorge
Inocoop
19h – Sirlane Ferraz
20h30 – Chico Rico
22h – Simone Café
0h – Raffa Pitton
Phoc I
19h – Grupo Arco Íris
20h30 – Stilo Love
22h – Priscila Miller
0h – Grupo Arrocha