Nesta quinta-feira (8/6) foi aberta, no complexo Cidade do Saber, a 16ª edição do Festival Nacional de Dança – Ballace. O evento, que conta com correalização da Secretaria da Cultura (Secult), reúne, até o domingo (11/6), bailarinos e amantes da dança de todo o país, com uma programação que inclui apresentações, rodas de conversa, palestras, oficinas e feira de dança.
Organizadora do festival, Ana Cristina Gonçalves destacou que a ideia é fortalecer o segmento. “É mágico, todos os envolvidos se entregam de corpo e alma, unidos pela paixão pela dança”, disse. Para ela, que tem mais de 40 anos dedicados à dança, a promoção do Ballace é uma forma de “ajudar os jovens bailarinos a também realizarem seus sonhos”, pontuou.
Ana Cristina ainda ressaltou sobre a escolha de Camaçari para recepcionar o evento. “Encontramos aqui uma estrutura encantadora, desde o teatro, salas de aula e lanchonete. Oferta aos participantes todo suporte e estrutura necessária”, enfatizou.
A abertura das apresentações da 16ª edição do Ballace foi a de variação e clássico de repertório. Ainda nesta quinta, a partir das 19h, acontece mostras de jazz e musical. Morador de Camaçari, Henrique Melo pratica dança há um ano e meio e disse ser uma alegria receber o evento na cidade. “Acho importante, pois dá visibilidade aos bailarinos do município”, declarou ele, que prestigia o Ballace pela segunda vez.
Michael Kellvyn Nicandio veio da cidade de Porto Seguro para se apresentar no festival, tanto com performances solo quanto em conjunto. Com 12 anos de experiência, essa é a primeira vez que participa do Ballace. “Gostei muito da estrutura do evento, e acredito que tem muita gente talentosa que irá se apresentar, prometendo momentos muito bonitos para a plateia que vem consumir arte”, afirmou.
Consolidada como uma das mais importantes mostras competitivas de dança do país, desde 2006, o Ballace fomenta e promove a dança na Bahia, incrementa o turismo cultural baiano, e proporciona a troca de experiências e conhecimentos entre amadores e profissionais. Ao longo dos anos, o evento promoveu mais de 100 cursos e contou com um público superior a 30 mil pessoas, dentre participantes, inscritos e espectadores.
Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria da Cidade do Saber nos dias do evento, a partir das 8h. A classificação indicativa é livre. Mais informações podem ser obtidas através deste link.
Confira a programação:
Feira de Dança
Foyer do Teatro Cidade do Saber
8 a 10 de junho: 10h às 19h
11 de junho: 8h às 12h
Apresentações
Teatro Cidade do Saber
8 de junho
18h – Jazz e musical
9 de junho
14h – Estilo livre juvenil
18h – Danças urbanas e contemporâneo
10 de junho
14h – Estilo livre infantil
18h – Clássico livre e danças populares
11 de junho
11h – Estilo livre adulto e avançado
Rodas de conversa/ palestra
Sala da UFBA
8 a 11 de junho: 8h às 13h
Oficinas
Salas de dança da Cidade do Saber
8 a 11 de junho: 8h às 13h
Foto: Tiago Pacheco