A Agricultura Familiar também será contemplada no convênio firmado entre a Prefeitura de Camaçari e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para o ciclo 2023-2025, em eixo que leva o nome do segmento. No período, estão programadas com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), as ações: No Campo, Empreendimentos Coletivos e Consultorias, incluindo a de Finanças.
O titular da Sedap, Antonio Falcão, pontuou que “esse convênio continuará fortalecendo o viés de capacitação para a classe agrícola, e promovendo a organização das associações e criação de cooperativas. O que seria de extremo valor para os programas integrados desenvolvidos pela secretaria, como o Serviço de Inspeção Municipal”.
No Campo, corresponde a uma série de capacitações, a ser desenvolvida com o objetivo de preparar os produtores rurais para gerirem os negócios de forma autônoma e organizada, melhorando o desempenho, podendo desenvolver estratégias de mercado para o aumento do faturamento. A ação é composta por oficinas/aulas em temas de finanças, marketing, mercado e processos, cada uma com 4 horas, para 12 turmas de até 30 participantes.
A ação Empreendimentos Coletivos busca criar ou estruturar cooperativas ou associações em modelos estratégicos de crescimento e desenvolvimento para os seus associados/cooperados. A iniciativa é composta por 149 horas de consultorias e instruções, desenvolvidas com o objetivo de preparar cooperativas em qualquer estágio de formação, trabalhando aspectos comportamentais, gerenciais e jurídicos.
Outras consultorias ainda estão previstas nas áreas de inovação e gestão, com o foco em desenvolver o potencial agroindustrial da cidade. Há ainda a específica de finanças, com foco em melhorar o acesso ao mercado, a partir da observação que os produtores rurais têm dificuldades nos processos de controles financeiros, em especial a formação de preço. A assessoria busca auxiliar na composição financeira dos negócios, tornando-os mais competitivos frente ao mercado.
O gestor do Sebrae Camaçari, Daniel Santana, afirmou ainda que “estaremos desenvolvendo uma missão técnica, levando os produtores para conhecer a realidade de feiras dentro e fora do estado, outras cooperativas, saber como estão atuando, o que estão fazendo, o que deu certo, para gerar esse network [rede de relacionamentos], esse benchmarking [estudo de concorrências] e poder melhorar, desenvolver e dar aquele incentivo a mais para a agricultura local”, finalizou.
A programação ocorre dentro do novo ciclo do convênio, 2023-2025, que conta com o investimento total de R$ 8,6 milhões, e a expectativa é que beneficie ao menos 10 mil empreendedores e empresários. A ação inclui ainda, eixos das secretarias do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Turismo (Setur).