A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), iniciou nesta segunda-feira (22/5), a oferta de um ciclo formativo com o tema “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: temas e fundamentos da psicomotricidade na Educação Infantil”, voltado principalmente para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal. A abertura da formação, que inclui oficinas com atividades contextualizadas, aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov) e também reuniu técnicos da Diretoria Pedagógica (Dipe) e do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie).
A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou que a formação integra as ações de fortalecimento da inclusão educacional em andamento na rede, qualificando cada vez mais o atendimento ofertado às crianças. “Essa iniciativa, que integra as ações de formação da Educação Infantil, é bastante agregadora. São aprendizados de natureza técnica e prática, que geram o aperfeiçoamento da nossa oferta educacional na sala de aula, através de abordagens pedagógicas adequadas para cada estudante, considerando suas singularidades, na perspectiva de uma educação equitativa”, explicou.
Esse ciclo formativo prevê a realização de cinco encontros, sendo três presenciais e dois remotos, com os 120 professores e técnicos inscritos, divididos em três turmas. As atividades serão conduzidas pela formadora Marieni Almeida, consultora nas áreas da Educação Inclusiva, Especial e Psicopedagogia. “Os conteúdos que estamos trabalhando neste primeiro encontro e que permanecerão conosco nessa jornada estão em favor dos processos de inclusão, são discussões necessárias e atuais, pautadas pela educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. O Cofic é um parceiro recorrente nessas ações de promoção da inclusão no âmbito pedagógico e, esse ano, essa iniciativa permanece”, destacou a psicopedagoga.
Professora da Creche Comunitária Recanto das Árvores, Anatalia Diogo aprovou a iniciativa. “É uma formação muito importante para nós educadores, pois estamos adquirindo conhecimento que serão aplicados no nosso cotidiano, melhorando nossa atuação profissional e promovendo o desenvolvimento das nossas crianças da melhor forma, com os recursos e as estratégias corretas para trabalhar com as crianças especiais”.