Sedec divulga cronograma de ações em parceria com o Sebrae

0
Compartilhe:

Para alinhar o cronograma de ações que serão realizadas até o final do ano pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi realizada uma reunião nesta terça-feira (16/5), na Casa do Trabalho. A programação ocorre dentro do novo ciclo do convênio, 2023-2025, que conta com o investimento total de R$ 8,6 milhões e a expectativa é que beneficie ao menos 10 mil empreendedores e empresários.

O titular da Sedec, Waldy Freitas, falou sobre a ideia da pasta, “é o grande desafio que o prefeito Elinaldo Araújo pediu, para que a gente levasse o serviço ao cidadão, fora da área da central, porque a dificuldade de chegar os serviços e as noções de empreendedorismo nos bairros mais distantes é grande. Por isso, tem a Sedec Itinerante, os cursos que estamos fazendo, já tem a movimentação para a Semana do Empreendedorismo. A ideia é levar emprego e renda aos bairros mais distantes, para gerar negócio e desenvolvimento econômico”.

As ações que serão desenvolvidas foram listadas pelo gestor do Sebrae Camaçari, Daniel Santana, que destacou as novidades deste ano como sendo os projetos de Startup e Sustentabilidade. “É identificar o que está tendo de inovação na cidade, como as universidades estão atuando, esse grupo jovem, o que eles estão pensando, o que estão produzindo. De repente, a gente tem aqui um potencial do próximo iFood e não sabe, porque não tem investimento, então vamos investir na juventude, nesse público”, afirmou.

No planejamento da Sedec, as atividades serão realizadas em cinco eixos, e mais um em apoio à Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), que idealizou junto com o Sebrae o eixo Agricultura Familiar. Há ainda outros cinco eixos, que serão desenvolvidos pela Secretaria do Turismo (Setur).

EIXO 1 – CENTRAL DO EMPREENDEDOR

Dentro desse eixo ocorrem seis ações. A Central Itinerante, que contemplará 11 localidades, como de Monte Gordo, Nova Vitória, Caminho do Mar e Gravatá, de maio a dezembro, com serviços e cursos. Dentro da descentralização, ocorrerá o Educação Empreendedora, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), para promover treinamento e capacitação, visando buscar o empreendedorismo nas escolas.

O Empretec, que já teve a primeira edição em maio voltado apenas para mulheres, tem mais dois programados para os meses de agosto e novembro, com público misto, e beneficiará 60 pessoas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nas Centrais do Empreendedor.

Há ainda as formações: Empreendedora e Gerencial. A primeira ofertará, por exemplo, o Curso de Card, que é voltado para as mídias digitais. Além dos Avança Camaçari, de Inovação e de Gestão, que promoverá consultorias gratuitas para os empresários.

EIXO 2 – EMPREENDE CAMAÇARI

A ideia desse eixo é trazer palestrantes de alcance nacional, empresários de sucesso, referências para Camaçari, para falar sobre experiências e gerar um momento de conhecimento e entretenimento. A primeira atividade está programada para o dia 21 de setembro, e a segunda ocorrerá dentro da Semana Global do Empreendedorismo, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro e ainda contará com a segunda edição da Feira da Beleza.

EIXO 3 – PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DA FEIRA DE CAMAÇARI

Neste caso, serão desenvolvidas ações com os comerciantes do Centro Comercial de Camaçari, com início das intervenções em junho. Será feito o posicionamento de comunicação da Feira, dando mais visibilidade de todo potencial que o local tem, de comércio e serviços.

Será feito o Plano de Comunicação e a ideia é lançar o Instagram, com a operação dos próprios comerciantes, além de treinamentos dedicados para eles, com o objetivo de melhorar a vida financeira dessas pessoas. Ainda serão ofertadas consultorias voltadas para melhorias na área de gastronomia.

EIXO 4 – MUNICÍPIO EMPREENDEDOR

Esse trata do fortalecimento das Centrais do Empreendedor, dos processos de desburocratização e simplificação do empreendedorismo local, com melhoria das equipes para a prestação dos serviços.

EIXO 6 – STARTUP E SUSTENTABILIDADE

O último eixo é de iniciar as discussões sobre empresas escaláveis, digitais e startups, com olhar também para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que o Sebrae é signatário. Dentre as ações estão: às voltadas para mulheres, que atende o objetivo de gênero; consultorias com indústrias para redução do rastro de carbono e redução do impacto ambiental que as pequenas indústrias geram; e a Agenda 2030, que é um plano global de desenvolvimento sustentável.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui