Para prover uma saúde pública de qualidade, garantir e respeitar a dignidade de cada cidadão, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), trabalha na ampliação do acesso aos serviços da área. Partindo deste princípio, o gestor da pasta, Elias Natan, reitera que diversos acolhimentos são garantidos à população, com o objetivo de promover e conservar o bem-estar dos munícipes.
O secretário da Saúde explica que ofertar um atendimento de excelência para a população sempre foi prioridade da gestão. “Sempre priorizamos a saúde em nossa cidade. Depois de investir na requalificação das estruturas físicas das unidades de saúde do município, focamos na qualificação da acessibilidade da população aos serviços, sem deixar de lado as intervenções das unidades e a implantação de novas ofertas”, disse Elias Natan.
Diante disso, o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) foi ampliado e transformado no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II). Além de aumentar a capacidade de atendimento para cerca de 1.300 atendimentos por mês, a nova sede do equipamento, instalada no antigo prédio da regulação atrás do antigo Bompreço, passou a contar com 10 consultórios e quatro ginásios de reabilitação para adultos e crianças.
No mesmo endereço, os portadores da doença falciforme de Camaçari têm garantia de melhor assistência e acompanhamento no município, com a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), que, em breve, terá um espaço próprio. Outro suporte ofertado está voltado aos pacientes com câncer, através do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), localizado na Policlínica da sede, situada na Avenida 28 de setembro.
A Sesau atende milhares de hipertensos e diabéticos, cadastrados no Programa Hiperdia, que acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, com atendimento especializado para as 31.290 pessoas cadastradas com hipertensão e 11.403 cadastradas com diabetes. Como parte da Atenção Básica, outra oferta importante no município é o Programa Saúde nas Escolas (PSE), que foi ampliado para todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. De acordo com a Sesau, em 2022 aproximadamente 19 mil alunos participaram de atividades de promoção e prevenção, e de janeiro a abril de 2023, 5.746 alunos já participaram de ações.
Atenta às demandas e na perspectiva de ofertar um acolhimento cada vez melhor, com o formato Saúde na Hora, as USFs Nova Aliança e Gleba B funcionam de segunda-feira a sábado, sempre das 7h às 19h. Durante o horário de funcionamento, todos os serviços do posto são ofertados à população, especialmente a vacinação adulto e infantil para todas as vacinas.
Os serviços acontecem na sede e na costa do município. Além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A e de Arembepe, Camaçari ainda possui o Pronto Atendimento (PA) de Vila de Abrantes e de Monte Gordo. Para o atendimento exclusivo de crianças, o prefeito Elinaldo implantou a UPA Pediátrica, com três pediatras plantonistas atuando todos os dias.
Outros importantes serviços tiveram avanço, a exemplo do Sesau Fila Zero, Atenção Primária, o Centro Especializado de Atendimento ao Usuário dos SUS (CEASUS), o Programa de Dispensação de Medicamentos Especiais (PDME), o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), entre outros.
No entanto, infelizmente, o número de pacientes internados nas unidades de urgência e emergência de Camaçari aguardando uma transferência pela Regulação do Estado da Bahia continua alto e prejudica o atendimento a novos pacientes, o que se agravou após o Governo do Estado fechar a porta de entrada da urgência e emergência do Hospital Geral de Camaçari (HGC).
Foto: Arquivo