A fim de promover a efetivação da identidade étnico-cultural dos Povos Indígenas do município, a Câmara Municipal de Camaçari promoveu, na manhã desta segunda-feira (17/4), Sessão Especial em homenagem aos povos originários. Organizada pela Mesa Diretora da casa legislativa, o evento contou com a participação da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação; de indígenas das etnias Pataxó e Tupinambá; estudantes da rede municipal de ensino; representantes de organizações da sociedade civil; além de outros agentes do Poder Executivo municipal.
Depois de composta a tribuna de honra, o presidente da casa, Flávio Matos, convidou Indiara Pataxó, artesã indígena, para realizar o Toré, ritual celebrativo que reuniu as etnias presentes para a manifestação, que transcorre em forma de dança circular. O edil reforçou a característica do plenário Osvaldo Nogueira ser um espaço do povo. “Ela é aberta a todas as representatividades, e nada mais justo do que povos tradicionais terem reconhecimento aqui na casa. E no caso do dia de hoje, dedicado aos povos indígenas, para mais uma vez fazer essa justa homenagem”, contextualizou.
O evento na Câmara antecipa as homenagens ao Dia dos Povos Indígenas. A data de 19 de abril, até o ano passado (2022), era conhecida como “Dia do Índio”. A denominação foi atualizada pela Lei Federal n.º 14.402, de 8 de julho de 2022.
A Gerente de Povos e Comunidades Tradicionais da Sedes, Rose Braga, destacou os trabalhos que vêm sendo feitos pela coordenadoria, em especial o projeto Brincanderê. “A meta é transformar essa ação em programa, de modo a combater, de maneira sistemática, o preconceito, a discriminação e a intolerância religiosa em todo o ambiente escolar do nosso município”, declarou.
O projeto promovido pela Sedes acontece nos dias 18 e 19/4, e tem programação distribuída entre escolas municipais e o Museu de Camassary. Somando-se aos objetivos da Sessão Especial, a atividade promoverá exposição fotográfica, feira das tradições indígenas, apresentações culturais, palestras, oficinas, brincadeiras lúdicas e grafismo indígena.
Voltada para os estudantes da rede municipal, tem como objetivo explicitar a diversidade das culturas dos povos indígenas brasileiros, e assim, promover a valorização dos povos originários de Camaçari. Citando o tema do Brincanderê, Rose Braga afirmou: “Educação é Reparação, e a responsabilidade é de todos nós”.
Também integraram a tribuna de honra da Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, o subsecretário da Cultura e representante do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto; o coordenador de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, José Anísio Severino; o cacique e presidente da Associação Tupinambá Marcos Elder Piaeté Katukaem Tupinambá; a técnica em Meio Ambiente e diretora de relações institucionais do Instituto Tupinambá, Aikran Tupinambã; a coordenadora de Inclusão Educacional da Secretaria da Educação (Seduc), professora doutora Maria de Fátima Cardoso; o vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Hilton Alves; Valdineia Mota, do Conselho Tutelar; o artista plástico Nilson Carvalho; além das técnicas da Seduc, Luiza D’Errico e Iara Bispo.