A notícia mais esperada pela população foi anunciada, a volta do Sistema de Transporte Público de Camaçari, que se chamará Vai Camaçari. Para isso, a Prefeitura, através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), realizou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12/4), no Cambuci Hotel, para explicar todo o funcionamento do novo modelo, que entra em atividade em junho.
Com a alegria de ver um objetivo sendo cumprido, o prefeito Elinaldo Araújo, falou sobre a seriedade de trabalhar o assunto, que está sendo resolvido de maneira provisória. “A boa notícia é que quatro empresas estão credenciadas para oferecer o transporte de Camaçari, que estão acreditando no nosso modelo de transporte, na nossa palavra. Sempre vai ter divergências, mas precisamos seguir no que é melhor para a maioria. Vamos trabalhar esses seis meses para que a coisa aconteça. E acredito que após as empresas conhecerem nosso sistema, vamos fazer uma licitação de maneira definitiva, para que o sistema de transporte de Camaçari tenha saúde por um bom tempo”, afirmou.
A apresentação do Vai Camaçari foi feita pelo diretor-superintendente da STT, Helder Almeida, que pontuou, “o transporte público é fundamental para a vida das pessoas e o desenvolvimento da cidade”. Ele falou sobre o chamamento público, o qual seis empresas compareceram e fizeram propostas, destas, duas foram desclassificadas e “quatro serão habilitadas para estarmos cobertos, em caso de problema”, afirmou.
Ele ainda destacou a importância da população para que o novo modelo tenha sucesso, “as pessoas precisam voltar para o transporte público, porque o sistema funciona na autossustentabilidade”. Também citou o papel do município, que é ter “o controle sobre a bilhetagem eletrônica e a fiscalização do transporte irregular, que vai ser implacável, e já estamos com apoio do Estado, através da Polícia Militar”. Ao finalizar, o superintendente pontuou que entende a situação das pessoas que fazem esse tipo de transporte e que, para tentar atender a maioria, serão ofertados cursos de qualificação e oportunizada a ocupação no novo sistema. Durante a apresentação, ele ainda falou sobre o problema dos pontos de ônibus, que inicialmente serão marcados com sinalização.
Na ocasião, foram assinados pelo prefeito Elinaldo Araújo dois decretos, o de número 7.864, de 12 de abril de 2023, que regulamenta a concessão de uso para exploração de estacionamento rotativo em vias e logradouros públicos, e o de nº 7.865, que altera a composição do Conselho de Administração da STT. Além de dois Projetos de Lei (PL) que serão encaminhados à câmara para apreciação e deliberação em regime de urgência. Um para Criação do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte (FMTT) e outro para criação do programa Orientadores de Trânsito e Transporte.
O diretor-superintendente do órgão, Helder Almeida, assinou dois termos de autorização de abertura de processos licitatórios. O primeiro trata da prestação dos serviços e implantação, administração, exploração, manutenção, operação, fiscalização e gerenciamento digital eletrônico de veículos autônomos estacionados nas áreas, vias e logradouros públicos, e o segundo para regularização da prestação do serviço público de transporte complementar de passageiros por micro-ônibus e vans. Ainda foi assinada a abertura de processo, por inexigibilidade de licitação, para realizar a contratação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica.
Durante a coletiva, ainda houve as assinaturas do Decreto de Regulamentação da Zona Azul, da autorização para a licitação da Zona Azul e da autorização para Chamamento Público para as linhas complementares. Estavam presentes o vice-prefeito, José Tude, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos, e vereadores do município.No ato, alguns pontos foram detalhados, são eles:
BILHETAGEM ELETRÔNICA – VAI CAMAÇARI
O Vai Card contará com as seguintes características: controle integral do poder público; tecnologia integrada do transporte metropolitano e do metrô; cadastramento de idosos e pessoas com deficiência por reconhecimento facial, o que ocorrerá em pontos físicos e volantes antes do funcionamento do sistema; meia-passagem para estudantes, com cadastramento realizado pelas escolas.Com o novo sistema, a recarga será facilitada e poderá ser feita de qualquer lugar, não mais em um ponto específico. Ele contará ainda, com um aplicativo, que permitirá o usuário acompanhar o ônibus, com georreferenciamento, que promoverá uma fiscalização inteligente, e a cobrança fracionada, para, por exemplo, os usuários da orla, que pagarão pelo trecho percorrido.
ZONA AZUL
Esta ação visa organizar a cidade, promover a rotatividade no estacionamento e o financiamento do sistema de transporte coletivo, através de apoio ao FMTT, que receberá, no mínimo, 15% da receita. A Zona Azul em Camaçari foi criada em 1994, alterada em 2010 e regulamentada através do decreto de número 7.864 de 12 de abril.
ORIENTADORES DE TRÂNSITO E TRANSPORTE
Esse foi um dos projetos enviados para Câmara e trata da contratação de estudantes do nível médio para atuar nos pontos de ônibus, dando orientações à população, como horários, roteiros e auxílio na acessibilidade, já que todos os ônibus do sistema serão acessíveis. Para isso, eles receberão bolsas.
Foto: Jean Victor