Questões como obras, transporte e ordenamento foram abordadas pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, na manhã desta quinta-feira (9/3), em entrevista a uma rádio da cidade. Na oportunidade, ele ainda garantiu para os pais e mães a entrega dos materiais didáticos, o fardamento e o kit chuva e as Cestas de Páscoa com entregas já definidas para o dia 1° de abril, na costa, e 2 e 3 de abril, na sede.
Sobre as obras, o gestor municipal destacou o trabalho que foi realizado em todos os pontos do município. “Pode comparar qualquer área, em qualquer localidade. Pode ter certeza que está melhor do que como encontrei”, afirmou. Ele lembrou ainda de trabalhos realizados na sede e nos dois distritos, assim como nas questões básicas que foram feitas melhorias como na limpeza, iluminação, quadras e unidades de saúde.
Dentre as entregas realizadas pela Prefeitura de Camaçari em 2022 estão: o Viaduto do Trabalhador; a Avenida Jorge Amado; o Trevo da Cascalheira; o Horto Florestal Linaldo da Silva; o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Arembepe; a Praça da Matriz e a Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, o popular Tudão, em Vila de Abrantes; e a Praça do Papagaio, em Jauá.
Pensando no avanço da infraestrutura do município, o prefeito Elinaldo citou os serviços em andamento e que estão no planejamento da gestão, dentre elas a requalificação do Mercado de Monte Gordo e o recapeamento das avenidas Tiradentes e São Bento, em Vila de Abrantes. “Serão 12 meses com um volume de obras significativo lá no distrito de Monte Gordo, vamos requalificar a entrada da localidade e de Guarajuba, a entrada e a Lagoa de Itacimirim e a entrada de Barra do Jacuípe. Com esse número de obras vamos pagar essa dívida com a população do local”, afirmou o gestor de Camaçari, quando tratou sobre a costa.
Na sede, entre as ações que serão desenvolvidas pela gestão municipal estão a reforma das praças Desembargador Montenegro e Abrantes, o recapeamento da Avenida Eixo Urbano Central e a requalificação de três praças, da Gleba E, do Alto da Cruz e a de Parafuso.
No quesito feiras, foi citado a manutenção que está sendo realizada no Centro Comercial, que recebe melhorias nas escadas, no telhado, na pintura, nos banheiros, na elétrica, além do serviço de ordenamento. Está em andamento ainda o projeto da Feirinha do Parque Verde.
Em relação ao transporte, foi lembrado que é uma dificuldade nacional, principalmente nas regiões metropolitanas, e Camaçari, em especial, pela geografia. Na última segunda-feira (6/3), dia da posse do novo diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, Helder Almeida, foram assinados o decreto de situação de calamidade pública na prestação de transporte coletivo público de passageiros e o termo de autorização de abertura de processo licitatório.
Outro ponto abordado pelo prefeito Elinaldo foi sobre o ordenamento da costa. A prefeitura está atendendo uma decisão judicial, que dentre outras obrigações, impõe a remoção das estruturas instaladas irregularmente na faixa de areia, mas segue buscando alternativas para amenizar a situação, como o Projeto de Lei que está tramitando na Câmara de Vereadores para indenizar os donos das barracas de praia.
Uma preocupação também foi destacada, a criação de expectativas na população com a chegada de uma nova empresa para atuar no lugar da Ford, “estou vendo várias especulações, falas, mas, de concreto, a gestão não foi procurada para o diálogo”, afirmou.
Na oportunidade, o gestor municipal falou sobre o estudo de viabilidade da rodoviária, pavimentação no bairro Montenegro, ordenamento do trânsito na costa, desenvolvimento do turismo e a proximidade da gestão com pequenos e médios empreendedores, além do diálogo com grandes empresas. Em tempo, Elinaldo fez uma avaliação do atual cenário político.