A programação alusiva ao Outubro Rosa segue em grande ritmo no município. A manhã desta quinta-feira (27/10) é marcada pela caminhada realizada pela Secretaria da Saúde (Sesau), como parte do conjunto de ações que a pasta tem realizado durante todo o mês no combate ao câncer e visa promover a importância do diagnóstico precoce, uma vez que, se descoberto no início, tem maior chances de cura.
O ato contou com a participação das secretarias da Mulher (Semu), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). A concentração aconteceu no Centro Administrativo e seguiu com destino a Praça Desembargador Montenegro.
O secretário da Saúde, Elias Natan, explicou que, “todas as nossas unidades de saúde realizam ações de prevenção ao câncer de mama. No Centro Especializado de Oncologia (Ceonc) intensificamos a realização de exames e consultas; no recém-inaugurado Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm) temos ofertado diariamente exames de ultrassom das mamas e mamografia, além de ações na Academia da Saúde. A caminhada desta quinta é uma forma de chamarmos a atenção da sociedade para essa luta contra o câncer”.
Já pela tarde, a partir das 14h mulheres se encontram no Horto Florestal para participarem do evento “Somos Todas Rosa, realizado pela ACEC, Sicomércio e Nossa Metropole. A iniciativa conta com palestras de mastologista, psicologia, nutricionista, atividades fisicas e muita informação.
Secretária da Mulher, Fafá de Senhorinho destacou a relação entre a Semu e a Sesau no apoio às mulheres. “Temos tido uma ótima parceria com a Sesau no intuito de garantir o acesso das mulheres aos serviços de saúde. A oferta diária de mamografias e ultrassom mamária no Centro de Atenção à Saúde da Mulher é uma conquista histórica, pois antigamente isso só ocorria em Camaçari através de mutirões”, disse ao acrescentar, “É importante essa ação de conscientização. Se toquem, literalmente. Um simples ato pode ajudar na prevenção e detectar a doença ainda no início, o que facilita o tratamento. É importante também, lembrar dos exames e da mamografia na idade certa e com a frequência correta”, declarou a gestora.