Quando o assunto é empoderamento feminino na política o Partido Republicano Brasileiro sabe dar exemplo. Ao que tudo indica, o PRB vai mesmo ter uma das suas representantes na corrida pelo Senado e Vice-governadoria. O primeiro nome cotado pelo prefeito ACM Neto foi o de Ireuda Silva. Em nota ao BNews sobre a possível composição, a vereadora se colocou a disposição da legenda:
“Sinto-me lisonjeada e feliz por ter sido mencionada. É um reconhecimento significativo da importância de ampliar e estimular cada vez mais a participação política da mulher, especialmente a da mulher negra, que é praticamente invisível nos espaços de poder. No entanto, tudo não passa de especulação, e em nenhum momento fui procurada com esse propósito, mas sou uma soldada do meu partido, do qual estarei sempre à disposição”.
Ireuda está em seu primeiro mandato, a republicana possui um forte trabalho nas comunidades em Salvador, e tem conquistado cada vez mais a população com dedicação e trabalho.
Sendo um dos poucos partidos que desfila nomes de peso para ocupar esses espaços, o PRB coloca na mira outros possíveis nomes femininos para concorrer a vaga : Ivete Sacramento, ex-reitora da UNEB, conhecida como mãe das cotas no Brasil e de notório saber; e Cristiane Bacelar, média e empresária, irmã de Jonga Bacelar, de família tradicional no cenário político.
Quem também se destaca é a vereadora de Salvador Rogéria Santos, tudo sob as vistas da capitã Tia Eron, que recentemente retornou ao cargo de Deputada Federal após sua recente descompatibilização à frente da SEMPS. Ao Camaçari Alerta, a presidente do PRB na Bahia, disse que “ isto é uma demonstração clara onde tem comando feminino comprometido com a causa das mulheres, nunca faltará nomes competentes de tantas outras mulheres para ocupar qualquer cargo oferecido”, destaca.