Equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e do Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM) executam, a partir das 8h desta terça-feira (4/10), visitas de inspeção a morros e encostas situados em bairros da sede do município. Com a atividade, os órgãos dão início à setorização de áreas de risco em Camaçari. A previsão é de que dentro de duas semanas todo o levantamento in loco esteja concluído.
O grupo parte da sede da Defesa Civil, tendo como roteiro previsto os bairros Nova Vitória, Piaçaveira, Lama Preta e Quarenta e Seis. Dentre outros pontos, passarão em locais como o Morro da Manteiga e o Alto dos Noivos. O planejamento das visitas técnicas segue o mapa de risco da Compdec, além do registro de ocorrências realizado pelo órgão.
A parceria entre a Compdec e o SGB-CPRM tem como propósito promover inteligência logística em situações de movimentação de massa e processos hídricos no município. O trabalho visa à construção do relatório estratégico, que servirá de guia para o trabalho da Defesa Civil. Áreas de risco de erosão marítima e de assoreamento do rio serão as próximas a receberem o trabalho de setorização.
O Serviço Geológico do Brasil, constituído em 1994, é uma empresa pública fundada em 1969, como Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais. Vinculado ao Ministério de Minas e Energia, o SGB-CPRM tem como missão promover a qualidade em gestão territorial por meio da disseminação de conhecimento geocientífico.