SAÚDE: Estudo afirma que metade das mortes por câncer se deve a 3 hábitos comuns

0
Compartilhe:

Universidade de Washington divulga pesquisa que relaciona os 3 fatores de riscos principais para aparecimento de câncer. Confira a seguir quais são.

O desenvolvimento de células cancerígenas está relacionado a fatores genéticos e, em segundo lugar, a fatores ambientais, como: alimentação, sono, níveis de estresse e ansiedade, prática de atividades físicas, entre outros. Pensando nisso, a Universidade de Washington pesquisou quais os principais hábitos relacionados ao câncer em indivíduos. Saiba mais a seguir.

Maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer

Surpreendentemente, percebeu-se que os 3 principais hábitos causadores de câncer são, na verdade, praticados e vivenciados por diversas pessoas ao redor do globo. Dessa forma, pode ser que o controle desses fatores de risco para o câncer seja um desafio de saúde pública e exija a atenção de autoridades em saúde pelo mundo. Confira, abaixo, quais são os três principais fatores associados ao aparecimento desta temida doença em qualquer tecido ou órgão corporal:

  • Tabagismo;
  • Beber álcool (especialmente em níveis acima do recomendado);
  • Estar com sobrepeso (acentua-se o risco se houver obesidade).

Esses fatores de risco, segundo o estudo, foram responsáveis por 50,6% das mortes masculinas por câncer em todo o mundo. Considerando-se todos os acometidos por câncer, 44,4% das vítimas se enquadram em pelo menos um desses três grupos de risco.

Por que é importante conhecer os principais riscos?

A doença, por si só, é a segunda maior causa de mortes do mundo, sendo responsável também por sobrecarregar o sistema de saúde. Dessa forma, descobrir as principais causas é importante para a difusão de informações e criação de políticas de conscientização e prevenção, além de estimular práticas de redução de danos – como criação de bebidas com menor teor de álcool, cigarro sem nicotina, entre outras alternativas um pouco mais saudáveis.

Tabagismo: o maior dentre os vilões

Entre todos os casos de câncer, o estudo estima que 36,9% das mortes estão relacionadas ao tabagismo. Geralmente, os órgãos e tecidos mais afetados pelo câncer, nesse caso, são: pulmão, traqueia e brônquios, colo do útero, cólon e reto, esôfago e estômago. Portanto, urge a necessidade da criação de políticas públicas anti-tabagismo e pró-redução de danos, e tudo isso se inicia a partir do estímulo em pesquisas.

escolaeeducação

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui